quarta-feira, 6 de março de 2013

Rampa roll-on roll-of da Graciosa quase pronta

Continuam a bom ritmo as obras de construção da rampa roll-on roll-of do porto da Graciosa no arquipélago dos Açores, num programa que visa dotar todas as ilhas de uma infraestrutura que venha a fomentar a maior mobilidade entre as ilhas, facto que estou completamente de acordo. No entanto ficam a faltar os navios, sem navios as rampas não servem para nada.
É deveras caricato que continuem a gastar dinheiro em navios fretados, para operar durante três meses apenas, sendo ainda mais caricato que um dos navios  e refiro-me ao "Helenic Wind" ,não pode usar as rampas construídas por ser um fast ferry, e ter a rampa muito alta, preparada para operar em pontões flutuantes os rampas de pórtico.
Já que teimam em gastar dinheiro com navios fretados pelo menos que fretem navios que possam operar nas ditas rampas, como o faz e muito bem o Express Santorini.
A mobilidade nas ilhas é um importante fator de desenvolvimento e nunca poderá ser visto apenas numa determinada altura do ano, mas sim ao longo do ano todo, e um ferry não transporta nem pode ser visto para o transporte apenas de passageiros e automóveis ligeiros. Um ferry transporta toda a carga rolada com dimensões que sejam compatíveis com o navio e que sejam também aprovadas pelas normas internacionais.
Sendo assim serão, os camiões com mercadoria, os trailers com contentores e outro equipamento , maquinas etc,  e isso só é possível usando rampas de popa ou de proa, e é um desperdiço fretar-se navios que não potenciam este segmento de transporte.

Agradeço a cedência de fotos do meu amigo Manuel Bettencour autor do blog O Porto da Graciosa






Imagens da rampa ro-ro da Graciosa ja em fase adiantada

Express Santorini , com rampa que permite a utilização

Helenic Wind possui rampa de popa mas não é utilizável nas rampas de betão




© Fotos: Manuel Bettencourt  http://oportodagraciosa.blogspot.pt/

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Desde já parabéns pelo trabalho desenvolvido neste blog.

    Será que me podia explicar porque é que a rampa do Helenic wind não é utilizável nas referidas rampas?

    Fiquei curioso...

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  2. Boas
    Segundo o que me foi explicado, a rampa do navio é demasiado curta, e alem disso está a uma cota um pouco alta para as rampas de betão, Teria que ser uma articulada ou mais comprida como se vê em alguns ferries deste tipo.
    Cumprimentos
    Elvio

    ResponderExcluir
  3. Certo. Muito obrigado pela atenção.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...