Encontra-se atracado no contramolhe do porto do Porto Santo o Nrp Shults Xavier que se encontra numa comissão na Madeira onde faz patrulha e fiscalização.
|
NRP Shults Xavier a entrar no Porto |
|
Manobrando |
O Nrp Shults Xavier foi construído no Arsenal do Alfeite entrando ao serviço em 1972. É um navio balizador e de combate á poluição, sendo a sua missão principal o apoio aos faróis e balizagem em todos os portos quer de Portugal continente quer das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, estando no entanto actualmente a desempenhar a função de patrulha.
Foi-lhe dado o nome de Shults Xavier em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Shults Xavier, engenheiro hidrógrafo responsável pela reestruturação dos faróis portugueses no inicio do século passado.
Dispõe de uma grua de 12 toneladas e uma embarcação de apoio assim como de muito espaço nos porões para transporte de equipamento . A sua configuração , género rebocador, permite-lhe se necessário fazer operações de salvamento marítimo tais como, o desencalhe o reboque e a recuperação de objectos afundados. Foi dotado de uma câmara hiperbárica em 1997 o que lhe deu a capacidade de operar com mergulhadores.
CaracterísticasDeslocamento 900 tonComprimento 56 mtBoca 10 mtCalado 3.8 mtPropulsaão 2 motores diesel 2400 hpVelocidade 14,5 nósAutonomia 3000 milhas á velocidade de 12.5 nósTripulaçã 39
(©) Copyright fotos e texto : Elvio Leão