Em 27 de Dezembro de 1961, a "Empresa Insulana de Navegação" recebeu o pequeno navio a motor "Ponta Delgada"destinado á cabotagem nos Açores.
Constuído nos estaleiros da "CUF, Estaleiros Navais de Lisboa" o "Ponta Delgada" tinha capacidade para 400 passageiros, sendo 138 em camarote e 262 sem acomodação. Media 67.17 metros de comprimento e 10.20 de boca, tendo um motor de 1575 hp que lhe dava uma velocidade máxima de 13.5 nós.
O "Ponta Delgada" foi substituir o "Arnel", gemeo do "Cedros" que se tinha perdido por encalhe em 18 de Setembro de 1958, no Baixio dos Anjos na Ilha de Santa Maria.
Saiu pele primeira vez de Lisboa para Ponta Delgada a 17 de Janeiro de 1962 e começa a operar regularmente a 30 do mesmo mes, ligando Ponta Delgada ás ilhas do grupo central durante 22 anos altura em que foi imobilizado em Lisboa,
Em Setembro de 1985 foi vendido á "Contramar. companhia de Transportes Maritimos" e depois de uma modernização operou em cruzeiros no Algarve durante uns meses, apos o que voltou a Lisboa.
Em Janeiro de 1988 Saiu de Lisboa, rumo a Mocambique, fretado á compinha "Marine Faith" do Pireu, onde operou até Agosto voltando depois a Lisboa onde entrou a 8 de Dezembro de 1988, sendo está a sua ultima entrada no porto da Capital.
Ficou imobilizado em Lisboa, no cais do Poço do Bispo, durante 13 anos, devido á falencia do Armador, acabando por afundar a 3 de Junho de 2001 por alagamento do casco, sendo depois desmantelado no local de afundamento,
Caracteristicas:
Tipo: Navio de passageiros e carga geral
Comprimento:67.17 metros
Boca:10.20 metros
Pontal:6.25 metros
Calado:3.51 metros
Propulsão: 1xSulzer 1575hp
Velocidade maxima :13.5 nós
Passageiros : 400,
Tripulantes 32
Indicativo de chamada: CSHL
Fotos:Blog dos navios e do mar, Restos de Coleção e Mario Silva
Constuído nos estaleiros da "CUF, Estaleiros Navais de Lisboa" o "Ponta Delgada" tinha capacidade para 400 passageiros, sendo 138 em camarote e 262 sem acomodação. Media 67.17 metros de comprimento e 10.20 de boca, tendo um motor de 1575 hp que lhe dava uma velocidade máxima de 13.5 nós.
O "Ponta Delgada" foi substituir o "Arnel", gemeo do "Cedros" que se tinha perdido por encalhe em 18 de Setembro de 1958, no Baixio dos Anjos na Ilha de Santa Maria.
Saiu pele primeira vez de Lisboa para Ponta Delgada a 17 de Janeiro de 1962 e começa a operar regularmente a 30 do mesmo mes, ligando Ponta Delgada ás ilhas do grupo central durante 22 anos altura em que foi imobilizado em Lisboa,
Em Setembro de 1985 foi vendido á "Contramar. companhia de Transportes Maritimos" e depois de uma modernização operou em cruzeiros no Algarve durante uns meses, apos o que voltou a Lisboa.
Em Janeiro de 1988 Saiu de Lisboa, rumo a Mocambique, fretado á compinha "Marine Faith" do Pireu, onde operou até Agosto voltando depois a Lisboa onde entrou a 8 de Dezembro de 1988, sendo está a sua ultima entrada no porto da Capital.
Interiores do Ponta Delgada |
Ponta Delgada com as cores da Contramar |
Ficou imobilizado em Lisboa, no cais do Poço do Bispo, durante 13 anos, devido á falencia do Armador, acabando por afundar a 3 de Junho de 2001 por alagamento do casco, sendo depois desmantelado no local de afundamento,
Caracteristicas:
Tipo: Navio de passageiros e carga geral
Comprimento:67.17 metros
Boca:10.20 metros
Pontal:6.25 metros
Calado:3.51 metros
Propulsão: 1xSulzer 1575hp
Velocidade maxima :13.5 nós
Passageiros : 400,
Tripulantes 32
Indicativo de chamada: CSHL
Fotos:Blog dos navios e do mar, Restos de Coleção e Mario Silva
Penso que a 5ª foto é minha, tirada a partir de Santa Clara em São Miguel.
ResponderExcluirO meu Pai foi imediato e comandante do Ponta Delgada, entre uma ou outra categoria. Andei anos e anos no Ponta Delgada. Muita saudade e foi um crime lesa pátria o que fizeram ou deixaram de fazer. Obrigado pelo post!
Pois amigo, infelizmente em Portugal e depois do 25 de Abril deixou-se de valorizar os navios. Muitos ha pelo mundo fora mais velhos e a navegar em sectores específicos. Em Portugal não ha vontade para isso e a prova mais recente é o paquete Funchal.
ExcluirO Ponta Delgada foi um navio que sempre gostei embora nunca o tivesse visto pessoalmente.
Obrigado por comentar
Grande Abraço
Elvio
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir