Como qualquer ilha, o Porto Santo está depende muito das ligações marítimas de passageiros, neste caso com a principal ilha do arquipélago , a Madeira.
Alem dos pequenos barcos, inicialmente á vela e depois a motor denominados de carreireiros , estiveram tambem ligados a ligação inter-ilhas alguns navios, uns de grande porte, outros de porte mais pequeno, uns exclusivamente na linha, outros apenas com escalas quanto vinham ou iam para Lisboa, mas todos importantes para a circulação de pessoas e bens entre as ilhas.
Possuindo porto de abrigo só a partir dos anos oitenta, o transporte de passageiros é muitas vezes condicionado pelas condições de desembarque, efectuadas ,nos navios grandes, com transbordo para os carreireiros ou lanchas disponiveis na ilha, nos navios pequenos directamente para o cais. Tanto numa ou noutra situação a ondulação que muitas vezes existia no pequeno cais da vila, obrigava a manobras muito complicadas pelos barcos que la atracavam e a situações por vezes muito perigosas, tanto para os barcos como para os passageiros, muito pela dificuldade em manter o barco o mais parado possível para os passageiros "saltarem" em segurança para as escadas do cais.Aconteceu por vezes tal não ser possível e os barcos ou iam para um desembarcadouro na costa oeste "Zimbralinho" quanto tal era possível ,ou voltam para a Madeira com os passageiros.
Felizmente a partir da década de oitenta com a inauguração do Porto a situação mudou, assim como os navios, e passou-se de pequenos navios de passageiros, rápidos ou não, ou navios mistos, carga e passageiros convencionais para navios ferry, com grande capacidade de transporte e comodismo, mas, mesmo por vezes quando o mar está muito revolto com vento e ondulação forte do quadrante sul, o porto fica condicionado e também aconteceu o ferry não conseguir atracar e voltar para a Madeira com os passageiros e carga, ou então quanto a situação é previsível com avisos meteorológicos as viagens são simplesmente canceladas, evitando assim o incomodo aos passageiros.
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Vapor "Gavião" efectuou ligação entre Funchal e Porto Santo nas décadas de 30 e 40.
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A Companhia Insulana de Navegação esteve presente no transporte de passageiros para Porto Santo com os seus navios ao longo dos anos. Note-se que estas ligaçoes não eram regulares, mas , e sobretudo no Verão eram uma alternativa aos carreireiros.
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Vapor "Lima" nas sua viagens de e para Lisboa ìa ao Porto Santo |
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" Carvalho Araujo" da Companhia Insulana de Navegação |
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Navio "Gorgulho" da Companhia Insulana de Navegação |
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"Madalena" Companhia Insulana de Navegação
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"Cedros" da Companhia Insulana de Navegação |
E Empresa de Navegação Madeirense desde cedo fez deslocar os seus navios ao Porto Santo com passageiros e alguma carga, principalmente transportando conservas de peixe da extinta fabrica de conservas do Porto Santo para o continente
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"Funchalense " 1 Da Empresa de Navegação Madeirense |
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"Madeirense" 1 Empresa de Navegação Madeirense |
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"Funchalense" 2 Empresa de Navegação Madeirense |
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" Madeirense" 2 Empresa de Navegação Madeirense |
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"Funchalense" 3 Empresa de Navegação Madeirense |
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"Lisbonense" Afretado pela Empresa de Navegação Madeirense para fazer o transbordo dos passageiros que chegavam ao Porto Santo de avião ao recente inaugurado aeroporto.
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Havia uma lancha que era quase que indispensável no transporte dos passageiros no transporte dos passageiros entre os navios e o cais . Refiro-me á "Profeta"
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"Profeta" foto gentilmente cedida por Daniel Leão |
No que diz respeito a navios mais pequenos tivemos o "Milano" depois o "Pirata Azul" ambos do armador José Maria Branco, O
" Pirata Azul" foi depois adquirido pelo Governo Regional da Madeira, onde depois de uma experiência com o catamarã rápido "Alizur Amarillo" comprou o muito idêntico
"Independencia" e por ultimo o
"Pátria".
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Lancha "Milano"
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Pirata Azul |
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Alizur Amarillo |
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"Pirata Azul"e "Alizur Amarillo" atracados no cais do Porto Santo. |
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Independencia |
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Patria. |
Depois de passada o tempo dos catamarãs rápidos passou-se para a era dos ferries, que vieram otimizar o transporte inter-ilhas. O primeiro ferry a operar na ligação foi o
" Lusitânia Expresso" que não conseguiu operar como car-ferry por não existir rampas ro-ro nos portos. Depois a Porto Santo Line faz a experiencia com o
" Lady of Mann" e prostriormente comprou o
"Lobo Marinho" e recentemente mandou construir o novo
" Lobo Marinho".
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Ferry "Lusitania Expresso" |
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Ferry "Lady of Mann"
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Ferry " Lobo Marinho" 1 |
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Ferry "Lobo Marinho"
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Se alguém se achar no direito de reclamar a autoria de algumas das fotos por favor contacte-me que eu as retirarei, o que seria uma perda para a informação deste post.
Supongo que dentro de algunos años los buques de ahora se veran de esta manera a mi me gustaban los buques antiguos saludos
ResponderExcluirSim claro tambem irão ficar na história.
ResponderExcluirSalutos
Elvio