quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lobo Marinho regressa no dia 8

O ferry "Lobo Marinho" volta a efetuar viagens entre o Porto Santo e o Funchal a partir do próximo dia oito de Fevereiro. O navio está em reparação nos estaleiros Canarianos de Astican
desde o dia 8 de Janeiro, o que perfaz um mês desde a saída do mesmo da linha.



© Foto Berto Garcia  http://bermaxofotos.blogspot.pt/

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Funchalense 5 com cara lavada

O nosso bem conhecido Funchalense 5 apresentou-se ao Porto Santo de cara lavada depois de 2 semanas em reparação dos estaleiros de Astican em Las Palmas. Chegou as 19.30 e saiu as 23.50 tendo transportado para a ilha alguns contentores.
Desta forma retoma a ligação regular, neste período semanal devido á ausência do Lobo Marinho, mas que voltará as ser quinzenal logo que o ferry regresse. Bem pintado e com a antivegetativa de silicone, alem de algumas pequenas reparações, o Funchalense 5 está pronto para mais um ou dois anos de trabalho.









© Fotos: Elvio Leão


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Porto Santo recebe 5 navios de cruzeiro ao longo de 2013

São ao todo cinco os navios que têm escalas programadas no Porto Santo para este ano.

O primeiro será o "Quest of Aventure" que irá estar no Porto Santo a 29 de Março.

© Wikipedia

No dia 03 de Abril será a vez do "Kristina Katarina"

© Elvio Leão




A 13 de Abril recebemos o "Le Ponant"




© wikipedia

A 22 de Maio volta o "Amadea."

© Wikipedia



A 28 de Outubro é a vez do "L'austral"

© Wikipedia




Porta contentores movido a hidrogenio

Sendo o elemento mais abundante no universo , o hidrogénio é um poderoso combustível e absolutamente limpo, pois da sua combustão apenas resulta agua destilada.
Usado no inicio do século XX para enchimento dos dirigíveis por ser extremamente leve, foi substituído pelo hélio devido á sua enorme volatilidade.
Agora imaginemos um navio que navega no seu próprio combustível  ou seja extrai o hidrogénio da agua do mar para alimentar os seus motores, num ciclo interminável. Tecnologicamente tal não é viável, mas dentro de alguns anos talvez o seja.
No entanto ja existe um projeto de um navio porta-contentores movido a hidrogénio  muito mais eficiente que um diesel, e com turbinas e hidrogénio  Sendo um navio de feito SWATH, (small water plane area twin hull) , opõe pouca resistência á agua conseguindo um consumo muito reduzido de combustível.

Ver tudo aqui





© Foto:Inovação tecnologica


Outros projetos existem para navios convencionais, onde apenas muda o combustivel passando de gasoso a hidrogénio liquido.

Ver aqui





© Foto:Bloggermercante.com




Também a Rússia está a desenvolver um submarino que não precisa de reabastecimentos usando o que deverá ser no futuro próximo o combustível mais comum, isto depois da era do petróleo
Ver aqui



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Movimento da semana

Apenas o navio "Ruby" e o palangreiro "Nicolas e Isabel" marcaram presença no Porto Santo nesta terceira semana de Jnaeiro




Ruby, que fez a sua ultima escala na ilha dourada.


















Palangreiro "Nicolas e Isabel" atracado no contra-molhe do Porto Santo

















© Foto: Elvio Leão

Ruby de volta

O porta contentores "Ruby" da Box-lines, regressou ao Porto Santo hoje, naquela que deverá ser sua ultima viagem a esta ilha, em virtude do "Funchalense 5" voltar ás suas viagens regulares já na proxima terça-feira, voltando o "Ruby" ás suas viagens entre Lisboa e Caniçal. Atracou pelas 22.30 horas e saiu ás 02.30h, descarregando 12 contentores e carregando 17 com destino a Lisboa.



© Foto: Elvio Leão

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Transporte de produtos frescos nos Açores

Segundo o Azoresdigital, o Psd/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre a hipótese de, durante o verão, os produtos frescos serem transportados, entre as ilhas, nos navios de passageiros. Esta modalidade de transporte é algo que ja se faz há muito na Madeira, ja o Pirata Azul os transportava na década de setenta, não entendo como ainda não funciona nos Açores,  até porque alem de tornar o produto mais barato, rentabiliza o serviço ferry, e os produtos podem e devem ser transportados em camiões frigoríficos o que evita que  percam qualidade, tanto pelas diferenças de temperatura como pelo manuseamento. Não faz sentido absolutamente nenhum estar a transporta-los por via aérea quando há disponibilidade de os transportar por via marítima e em muito melhores condições.
 Como exemplo dou o transporte entre a Madeira e o Porto Santo, que como é feita com um navio ferry, Lobo Marinho, todo o transporte de frescos é feito em camiões frigoríficos, e pontualmente em contentores também frigoríficos, pequenas quantidades são transportadas em carretas isotérmicas  o que é prática comum em muitas ligações ferry.
Agora como praticamente dotas as ilhas açorianas possuem  rampas ro-ro , é deveras de lamentar que não se aproveite estas infraestruturas e também  não se pense a sério numa ligação ferry durante o ano todo, com navios próprios em vez do atual modelo que considero caro e ineficiente.


Express Santorini na Graciosa

Construção da rampa ro-ro na Graciosa





© Fotos Manuel Betencourt   http://oportodagraciosa.blogspot.pt/ na Graciosa /Açores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ministro da defesa anuncia privatização dos ENVC

Ministro Aguiar Branco, anunciou a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no próximo mês de Fevereiro, adiantando que o governo estava com intenção de o reprivatizar no ano de 2012 .  Ver toda a noticia Aqui

© pnr.pt

© rr.sapo.pt

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

domingo, 20 de janeiro de 2013

Palangreiro Espanhol em Porto Santo

Encontra-se atracado no Porto Santo o palangreiro Espanhol  "Nicolas e Isabel" para descanso da tripulação e possivelmente também para se refugiar do mau tempo que tem assolado esta zona do Atlântico.





© Fotos: Elvio Leão

sábado, 19 de janeiro de 2013

MV Ruby atracando no Porto Santo


Depois de uma longa espera o vento amainou e o Ruby entrou no porto auxiliado pelo Ctm Passos Gouveia, rebocador da Apram.




Movimento da semana

Apenas o "Ruby" e o "Passos Gouveia"esteveram no Porto Santo esta semana, o que deverá torna-la numa das semanas do ano com menos movimento portuário.



Ruby, fundeado á espera que o vento amaine .

















Passos Gouveia, saindo para passar reboque ao Ruby.




















© Fotos: Elvio Leão

Ruby atraca sem problemas

Depois de uma espera de 16 horas ao largo , o porta-contentores "Ruby" atracou pelas 14.30 com toda a normalidade, fazendo de imediato as operações de descarga e carga. A bordo estavam 4 contentores frigoríficos  sendo 3 de 40 pés, que ja eram aguardados com alguma expectativa, pois transportavam produtos frescos destinados quase na totalidade ao único supermercado da ilha. Da restante carga incluía se alguns contentores com produtos alimentares não refrigerados, materiais de construção, roupagens e gás.
O Ruby saiu ás 19.30 auxiliado pelo Passos Gouveia depois de carregar cerca de 30 contentores.












© Fotos: Elvio Leão

Ruby fundeia a espera de tempo melhor

O Porta-contentores "Ruby", da Box Lines volta ao Porto Santo, para reabastecer a ilha de produtos alimentares e todo o tipo de mercadorias que são cá necessárias. Deveria ter entrado no porto ás  22.30, mas devido ao vento forte que se fazia sentir foi obrigado a fundear e adiar a entrada para a 09.00h, o que não aconteceu. O vento mantém-se e está prevista a atracação do mesmo ás 13.00. Este navio está a fazer a ligação normalmente feita pelo Funchalense 5 que se encontra em Las Palmas em reparação, e tambem devido á reparação do ferry Lobo Marinho, faz ligações semanais.
O Rebocador Passos Gouveia deslocou-se á ilha para ajudar a manobra e encontra-se atracado tambem á espera de melhorias.


É bem visível os efeitos do vento





Contentores a aguardar embarque





© Fotos: Elvio Leão

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Faz hoje 23 anos que o crude atingiu o Porto Santo

Faz hoje, 23 anos que a maré negra provocada pelo NT Aragon atingiu as costas do Porto Santo atingindo principalmente a costa leste, havendo pequenas manchas de crude que encalharam na praia e na costa norte, mas nada de relevante se comparar-mos com as 25 mil toneladas que encalharam na zona da Serra e Fora e Serra de Dentro.

Bidões com crude © Fotos Sapo
Desde logo foram accionados os meios disponíveis, tendo o Nrp São Miguel da Armada Portuguesa, transportado desde Lisboa centenas de bidões vazios para recolha do crude, assim como outro equipamento. Mais tarde a seguradora do Aragon contratou a "TCA Tank Cleaning Amsterdam" para limpeza e transporte para fora da ilha de todos os resíduos.Desde essa data o Porto Santo dispõe de barreiras flutuantes para contenção de derrames de combustível.


NRP São Miguel © Forum da Defesa


Faz hoje 23 anos que o crude atingiu o Porto Santo | DNOTICIAS.PT

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Navios que passam ao largo

Porta-contentores da Transinsular " Monte Brasil" navegando ao largo do Porto Santo com destino ao porto do Caniçal.





© Foto: Elvio Leão

sábado, 12 de janeiro de 2013

Triste aniversário, Costa Concordia



Faz  um ano que a tragédia se deu, o Costa Concordia encalha e trinta e duas pessoas morrem , duas estão desaparecidas. O navio ainda permanece na ilha de Giglio, na Toscana (Itália) prevendo-se a sua remoção la para Setembro. Fica aqui a minha homenagem ás vitimas do Costa Concordia.

© Filipe Monteforte/Afp


© AFP





Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...