quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dolphin Explorer no Porto Santo

Fundeou ao inicio da tarde, perto do contra-molhe do porto do Porto Santo, o navio "Dolphin Explorer" Trata-se de um pequeno navio de passageiros e carga, transformado em iate privado, com 132 toneladas de arqueção bruta.
Construido em 1956 na Noruega, tem a bandeira deTonga e o numero de IMO 5351818.







© Fotos: Elvio Leão
Elvio Leao

Atlantida ainda com futuro incerto

Continua por resolver o caso do ferry "Atlantida", os gregos ainda não pagaram os 13 milhões de euros, quantia que devia ser paga ate quarta-feira passada, 30/07/2014 ás 15 horas.
Agora, segundo as regras do concurso o navio deverá ser entregue ao segundo classificado, a Douro Azul, o que decresce o valor da venda do navio para 9 milhões de euros.
Lembro que a Douro Azul tem a intenção, caso fique com o navio, de  apenas aproveitar  o casco e o aparelho propulsor, pretendendo gastar 8 milhões nas modificações previstas.
Aguardemos o desenvolvimento deste caso que ainda deverá ter muitos episódios.




Foto: www.shipspotting.com

domingo, 27 de julho de 2014

Costa Concordia ja está em Genova

O Costa Concordia chegou a Genova ás 11 horas locais, (10 de Lisboa) onde será desmantelado. O tempo estimado para a atracação do navio é de 6 horas, tendo a ultima viagem do Costa concordia decorrido sem incidentes, apesar de algum atraso devido aos vento fortes. Ver aqui






Foto:Jornal de Noticias

Lobo Marinho pernoita no Porto Santo

Com vem sendo habitual ao longo dos anos, no ultimo domingo de Julho, realiza-se a festa do Psd na Madeira, razão pela qual, o ferry Lobo Marinho pernoitou no Porto Santo, não tenso regressado ao Funchal na tarde de sabado. Assim o navio saiu do Porto Santo á 07h da manhã , com lotação praticamente completa, a novidade esta ano foi a que a Porto Santo Line disponibilizou bilhetes a 5€ em cada sentido, preço que já é a muitos anos o do bilhete comprado ao Psd.
O ferry saiu do Funchal ás 10h, voltando a sair da ilha dourada ás 14h, fazendo a ultima viagem do Funchal para o Porto Santo ás 19h e em sentido inverso as 22.30.
É de salientar a grande afluencia de turistas ao Porto Santo neste mês de Julho que está muito superior a igual periodo do ano passado. 


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Colisão de navios durante uma manobra

Costa Concordia filmado de um drone

Funchalense 5 descarrega cisternas com asfalto

Chegaram ontem a bordo do Funchalense 5 os primeiros contentores cisterna com asfalto destinados á repavimentação da pista do aeroporto do Porto Santo, obra que ja está em curso. Foram os primeiros de muitos que chegarão regularmente á ilha. O Funchalense 5 esteve no Porto Santo ontem a noite, tendo atracado ás 19.45 e saido para Lisboa á meia noite, tendo descarregado 29 contentores e 5 viaturas e carregado 13 contentores e 1 viatura.




© Fotos Elvio Leão

Reboque do Costa Concordia em direto

Veja em directo o reboque do Costa Concordia aqui




sábado, 19 de julho de 2014

Starry Metropolis ex Karelya

Este é um navio que visitou o Porto Santo nos anos 90 com o nome de "Karelya" na altura em que a frota russa de navios de cruzeiro cruzava todos os mares. Construido em 1976 para a "Black Sea Shipping Company" o Karelya" é um dos 5 gemeos da classe "Gruzya" demoninados de "Belorussiya", "Gruzya", "Azerbaizhan","Kazakhstan".
Agora está em Hong Kong, e ostenta o nome de "Starry Metropolis"








quinta-feira, 17 de julho de 2014

Os grandes artistas do modelismo naval

Reportagem da RTP Madeira sobre tres grandes artistas madeirense que dedicam os seus tempos livres a construir modelos de navios.




 







Foto: Jaime Rodrigues

domingo, 13 de julho de 2014

Operação "Costa Concordia" em directo

Dois anos e meio depois do trágico naufrágio à entrada do porto de Giglio, uma ilha italiana, ultimam-se os preparativos para que o Costa Concordia possa voltar a flutuar já a partir de amanhã , segunda-feira, 14 de julho.

O Costa Concordia será, a seguir, rebocado na sua última viagem, no Mediterrâneo. 
Uma navegação de 280 km, a meio caminho entre a Córsega e o litoral italiano, que conduzirá o paquete até ao porto de Génova para ser desmantelado, uma operação que irá reciclar cerca de 80% do navio por um custo a rondar os 100 milhões de euros.


Assista em directo clicando aqui,aqui e aqui





sábado, 12 de julho de 2014

O Lobo Marinho e o transporte de contentores

O transporte de contentores no ferry Lobo Marinho ,é feito em trailers o que dispensa o uso de equipamentos para movimentação dos mesmos á excepçao dos tractores, que podem ser tipo terminal, ou de estrada,

O trailers usados são os mesmos que vão para a estrada, o que permite em certos casos,  o tractor vá ao navio, retire o contentor e o entregue directamente na casa do cliente.
Tal como nos contentores, o mesmo é aplicavel a trailers com todo o tipo de mercadorias, como ferro, blocos de betão, e maquinas em trailers porta maquinas


O sistema vem afirmar a importancia deste tipo de navio, sobretudo nas ilhas, onde funciona como uma ponte, facilitando a movimentação de todo o tipo de cargas roladas. sem  a necessidade de usar dispendiosos equipamentos para elevação de cargas e a natural morozidade, com é o caso das gruas.




© Fotos Elvio Leao

segunda-feira, 7 de julho de 2014

NRP Sagres em Ponta Delgada

Navio escola NRP Sagres ontem no porto de Ponta Delgada .Fotos enviadas por Mario Silva autor do blog http://atlanticofarois.blogspot.pt/ a quem muito agradeço.













© Fotos: Mario Silva http://atlanticofarois.blogspot.pt/

Porta contentores "Corvo" no Caniçal

Fotos do porta contentores "Corvo" da Mutualista Açoreana no porto do Caniçal, na manha chuvosa de hoje. Proveniente de  Ponta Delgada o navio segue para  Lisboa.
Agradeço ao Sr Marco Silva, o envio das fotos.






© Fotos: Marco Silva com direitos reservados

Ilha da Madeira vendido

O porta contentores "ILHA DA MADEIRA" foi vendido a uma empresa no Pacifico chamada Basma Shipping Co. nas Ilhas Marshall. Foi batizado  de "BASEL S3" e vai navegar com a bandeira da ilha de Palau,  no Pacifico. Vai ter como porto de registo , Malakal Harbour.  O Navio ainda encontra-se atracado no porto de Lisboa devendo ir para o seu novo destino brevemente.




Informação fornecida por Paulo Peixoto

© Foto :Claes https://www.marinetraffic.com

domingo, 6 de julho de 2014

Fotos do antigamente,Os pequenos e elegantes carreireiros

Era uma vez, uns pequenos e elegantes barcos, construidos em madeira, que abasteciam o Porto Santo de tudo o que este necessitava, e transportavam para a Madeira  o que a ilha produzia 


Tripulados por gente audaz, estas embarcações marcam uma época, ja esquecida por muitos e desconhecida pelos mais novos, em que o transporte maritimo não era facil como nos dias de hoje.
Não havia motores, nem gruas , não havia os meios de navegação nem a segurança de meios de busca e salvamento disponíveis nos dias que correm.





Apesar disso, os valentes marinheiros faziam-se ao mar, em condições por vezes dificeis, com ventos e mar que faziam temer o pior.
Sem porto e com uma baía protegida dos ventos de norte, mas muito exposta aos ventos de sul, frequentemente vinha o "tempo de sul" e  tinham que varar os barcos á pressa para não correr o risco dos mesmos encalharem.


Maiores ou mais pequenos todos tinham o mesmo design, com duas proas com forma ogival, com quilha, roda de proa e cadaste, e tabuado do forro liso. Eram barcos com convês corrido, com uma escotilha elevada ao centro, a vulgarmente chamada "camara" onde de abrigavam os passageiros, um mastro á proa, onde originalmente armavam uma vela carangueja. e mais recentemente um pau de carga onde, com o auxilio do molinete da proa, que tambem era usado para recolher a amarra, se fazia a carga e descarga de mercadorias mais leves.









Com a introdução dos motores, as viagens tornaram-se mais rápidas, rondando as 4 ou 5 horas em condições de bom tempo. Cheguei a fazer algumas no meu tempo de estudante e foram , umas boas, outras más mas todas recordo com um pouco de nostalgia.
Na decada de oitenta foram feitas algumas alterações ao design original, com a construção, primeiro ,do "Devoto Santissimo" e depois do "Arriaga" e com a introdução de casa de leme nos dois restantes. "Maria Cristina" e Cruz Santa".













Infelizmente o tempo de nada se compadece e em poucos anos esses lindos barcos desapareceram.
Foi construida uma réplica do "Maria Cristina", que durante algum tempo operou do mercado turistico, mas foi enviado para o Caniçal onde aos poucos está a degredar-se.


Réplica do "Maria Cristina"

Ficaram as memorias, as histórias de que lá trabalhou, e algumas fotos. Na minha opinião as autoridades competendes deveriam criar um nucleo museulogico onde podesse ser exposto todo o historial destes BARCOS que tão importantes foram para as gentes do Porto Santo.





Se alguém se achar no direito de reclamar a autoria de algumas das fotos por favor contacte-me que eu as retirarei, o que seria uma perda para a informação deste post.
Texto: Elvio Leão

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Atlantida vendido aos gregos

Os gregos da Thesarco Shiping ganharam o concurso do Atlantida pelo valor de 12.8 milhões de euros. Nos proximos 15 dias será feita a assinatura do contrato e acabar assim a historia que desde 2009 tem feito correr muita tinta e retirado muito dinheiro dos contribuintes.
Ver noticia aqui




Foto: www.acores24horas.pt

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lobo Marinho com aumentos ligeiros nos passageiros transportados

Com a chegada do verão o numero de passageiros transportados no Lobo Marinho tem aumentado significativamente, assim como o numero de viaturas, mas mesmo assim ficando  aquém dos números de anos anteriores, uma situação a que não é alheia a crise que atravessamos, assim como a grande concorrência de outros destinos, como Cabo Verde e as vizinhas ilhas Canárias que oferecem preços muito atractivos.
Espera-se que ao longo do mês o numero de passageiros aumente , o que é normal tendo em conta a experiência de anos anteriores.
No que diz respeito á mercadoria, está mais ou menos estabilizada nos 5 ou seis camiões  e um  ou dois contentores,por dia. Os veiculos ligeiros, tiveram um ligeiro aumento, mais ou menos  proporcional ao numero de passageiros.


Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...