domingo, 31 de janeiro de 2016

NRP General Pereira d'Eça afundada em Porto Santo

Depois de 40 anos no activo a fragata NRP General Pereira D'Eça vai ter novas funções. Servirá de recife artificial ao largo do Porto Santo, fazendo companhia ao Madeirense, e servindo tanto de atracão turística como um nicho para a biodiversidade, importante numa baía como a do Porto Santo onde os fundos são na sua maior parte planos e arenosos.
A NRP General Pereira D'Eça esta a ser preparada para o efeito, sendo feitas todas as limpezas e descontaminação ficando apenas a carcaça, que depois de garantida a total estanquidade será rebocada para o Porto Santo , o que deverá acontecer antes do Verão.

General Pereira D'Eça nos seus tempos de gloria
Foto:www.forumdefesa.com

Grupo Sousa divulga Lobo Marinho a operadores Turisticos

Aproveitando a estadia do Lobo Marinho, o Grupo Sousa faz amanhã uma apresentação do ferry a cerca de uma centena de operadores turísticos e agentes de viagens.
A apresentação irá decorrer no Lisbon Cruise Terminals, e será dada a conhecer o funcionamento da linha Funchal Porto Santo assim como os três hotéis que o Grupo Sousa possui no Porto Santo.
Os operadores vão encontrar um navio acabado de pintar e com algumas mudanças de interior, resultante da recente reparação efectuada.
O Lobo Marinho deverá sair de Lisboa na próxima terça-feira, rumo ao Funchal, retomando as ligações no próximo dia 5 de Fevereiro.

© Foto: Rui Minas

sábado, 30 de janeiro de 2016

Insular no Porto Santo na manha de sabado

O porta contentores "Insular" escalou o Porto Santo na manha de hoje, sabado. Na verdade o mesmo chegou á ilha dourada as 22.30h de ontem, sexta-feira, mas foi obrigado a fundear devido a não ter piloto. O mesmo deveria ter chega ao Porto Santo de avião mas a falta de lugares não o permitiu, chegando apenas na manha de hoje. Depois de efectuadas as operações de carga e descarga, o Insular zarpou ás 13 rumo á capital Portuguesa.
Esta deverá ser a ultima escala deste navio no Porto Santo neste período de manutenção do ferry Lobo Marinho, que deverá recomeçar as ligações nos primeiros dias do próximo mês.
As  manobras de entrada e saída do porto foram auxiliadas pelo rebocador da Apram "Ponta do Pargo".

Insular fundeado, logo ao amanhecer



Lancha de pilotos CTE Cristiano de Sousa levando o piloto para o Insular













© Fotos: Elvio Leão

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Lobo Marinho, atracação no cais de Santa Apolonia

Depois de ter saído da doca o Lobo Marinho atracou no cais de Santa Apolónia, momentos registados por Rui Minas.










© Fotos: Rui Minas

A.H Valleta esperando para entrar na doca

O navio offshore A.H Valleta encontra-se á espera para entrar na doca onde esteve o Lobo Marinho, o que deverá acontecer logo que o ferry abandone a doca dos Estaleiros da Rocha.
Trata-te de um navio que normalmente da apoio as plataformas petrolíferas nomeadamente na sua ancoragem, e que tem 76 metros de comprimento e 17 de boca, e tem bandeira de Itália.




Lobo Marinho, saida da doca

Saida da doca auxiliado por rebocadores





 © Fotos: Leonel Drumond

Lobo Marinho, ultima noite a seco

Mais uma fotos do Lobo Marinho, agora na sua ultima noite a seco na doca.






© Fotos: Jose Pontes

Lobo Marinho, preparação para a saída da doca

Algumas imagens da preparação da saída do Lobo Marinho da doca seca onde esteve em reparação durante três semana.






© Fotos: Jose Pontes

Chegada do Thomson Majesty

Proveniente de Santa Cruz de La Palma, o "Thomson Majesty," atracou ás 07.30h e tem saída prevista para as 20h, rumo a Agadir.
O Thomson Majesty, ex Royal Majesty (1992-1997), ex Norwegian Majesty (1997-2009), ex Louis Majesty (2009-2012) tinha 173,50 metros de comprimento , e 27,60 de boca,e 6.20 metros de calado, tendo sido aumentado o seu comprimento em 1999, passando a ter o comprimento de 207.1 metros. Atinge  a velocidade de 20.5 nos e capacidade para 1460 passageiros.







Copyright Fotos:João Conceiçao

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...