O Pirata Azul é um navio que me é particularmente querido, nele viajei muito e lembro-me quando ele começou a viajar entre a Madeira e o Porto Santo tendo sido na altura considerado um navio óptimo e rápido, pois fazia 2.30 horas de viagem contra as 4.30 do seu antecessor Milano.
O Pirata Azul veio para a Madeira pela mão do Sr José Maria Branco, só mais tarde é que passou para o Governo Regional Da Madeira. Comprado em 1971 pela Companhia Nacional de Navegação foi vendido para a Madeira em 1974.
Muitas são as recordações ,de boas e más viagens no Pirata Azul, inicialmente comandado pelo Arrais João, que muitas vezes chegou a Porto Santo, e como não havia porto, a ondulação não permitia a atracação no cais, em mar aberto, principalmente com ventos de sul e sudoeste, levando a que por vezes fosse para uma enseada na costa oeste, o Zimbralinho, e lá fazer o desembarque em lancha. Lembro-me de o ver navegar com temporal em que só via-mos o mar a passar-lhe em cima.
Em 1983, quando o Governo Regional da Madeira comprou o catamarã Independencia, passou para segundo plano fazendo apenas viagens quando havia avarias no Independencia ou desdobramentos no Verão, altura em que viajavam os dois para a ilha dourada.
Vendido para a Barcadouro, foi transformado, embora retirando em parte a sua beleza, mas mudando completamente o visual nas superestruturas.Faz agora cruzeiros no rio Douro e ao que sei com muito sucesso. Este é um excelente exemplo de como prolongar a vida a um lindo navio.
Pirata Azul atracando no cais da cidade na decada de setenta |
Foto retirada; http://cruise.11.forumer.com
Antes |
Foto retirada de; http://maritimo.web.simplesnet.pt/
Depois |
Comprimento f.f 37.69 mt
Comprimento p p 36.32 mt
Boca 6.51 mt
Pontal 2.75
Calado 1.55
Foto retirada do blog: http://mytakkes.blogspot.com
Texto: Elvio Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário