terça-feira, 13 de março de 2012

Ferry na marinha de guerra

Aproveitando o comentário feito por um Anónimo no post Pontões da marina embarcam no Lobo Marinho, aproveito e coloco aqui a foto do ferry da marinha turca "A1600 TCG Iskenderun.."

5 comentários:

  1. Que buena toma .en estos casos necesitas algo de suerte para que se cumpla Saludos

    ResponderExcluir
  2. Durante uma guerra tudo pode ser requisitado para a Marinha. Sejam ferries ou até navios de cruzeiro. Pelo menos foi isso que aconteceu nos anos 80 na guerra das Malvinas da parte do Reino Unido. O Canberra e o Queen Elizabeth 2 serviram para transportar tropas. Em cenários de catástrofe não sei como é. No caso especifico de Portugal sei ainda menos. Mas caso acontecesse algo realmente extraordinário gostaria de saber que obrigações a marinha mercante nacional (não a de registo nacional mas a cujos proprietários são mesmo armadores nacionais) tem e principalmente no caso do ferry Lobo Marinho visto que navios portugueses com aquelas caracteristicas escasseiam em Portugal aliás penso mesmo que o Lobo Marinho é o único, isto se o Atlântida não ficar cá. Coisa interessante na marinha de guerra turca é eles terem um ferry como "navio auxiliar". É certo que não tem as valências de um NavPol mas desenrasca em muitas situações e é bem mais barato.

    ResponderExcluir
  3. Os ferrys da Naviera Armas também são militares, quando transportam tropas, veículos e material militar para exercícios entre as ilhas de Canárias.

    ResponderExcluir
  4. Por esse ponto de vista o Lobo Marinho tambem o é. Quando há exercicios o Lobo Marinho transporta tropas e veículos.
    http://marportosanto.blogspot.com/2011/11/lobo-marinho-tranporta-militares-para.html#links
    abraço
    Elvio

    ResponderExcluir
  5. Élvio tem razão. O Lobo Marinho já o vi várias vezes carregar veículos militares e tropas para o Porto Santo. No fundo o que se discute aqui é se a marinha de guerra portuguesa não devia equacionar ter um ferry como a marinha turca tem visto que sai mais barato que um NavPol, não tem as valências deste mas desenrasca para muitas situações nomeadamente a evacuação de populações e o transporte de tropas e seus veículos, ainda para mais agora que as rampas Ro-Ro começam a ser comuns em quase todas as ilhas se bem que até se podia arranjar um ferry com rampa lateral. Aquele turco parece ter ambas, lateral e à popa. Penso que em situação de catástrofe ou guerra o Lobo Marinho poderá ser requisitado. Seria curioso também ver um "gémeo" do Lobo Marinho com aquela pintura militar se bem que o cinza "verde escarro" que a marinha de guerra portuguesa usa não seja do meu gosto mas como já vi gente em blogs militares ser trocidada por utilizar esses adjectivos para classificar aquela côr, não vou insistir. Eles lá sabem qual a "camuflagem" que se adequa mais aos nossos mares e nossas costas mas acho que aquela côr já vem do tempo das colónias que obviamente já não temos.

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...