Os contentores chegaram ao Porto Santo ainda o Porto estava em fase de conclusão, primeiro incrivelmente transportados nos carreireiros , nomeadamente o Devoto Santíssimo e o Arriaga, pois eram os unicos que tinham dimensões que o permitiam, embora em condições de segurança que hoje nunca seriam permitidas, sendo os mesmos carregados no convés, e lembro que eram embarcações de madeira.
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Imagine-se um contentor de 20 pés estivado neste barco. |
Desnecessário será dizer que os contentores assim transportados tinham um peso muito reduzido, e eram transportados muito pontualmente, lembro-me apenas de dois ou três.
Depois chegou a lancha de desembarque Zara, que fazia extracção de areia na Madeira e que ja transportava alguns contentores com relativa segurança e começou o transporte semanal se contentores entre a Madeira e Porto Santo.
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Lancha de desembarque grande identica ao ZARA |
Com o afundamento do Zara quando fazia a viagem do Funchal para o Porto Santo entrou ao serviço um outro areeiro, o Claudia que transportava 19 contentores de 20 pés e um outro mais pequeno o Montijense do qual não consegui fotos.
Entretando os porta-contentores Pico Castelo e Pico Grande da Empresa de Navegação Madeirense passaram a escalar o Porto Santo para transportar principalmente contentores com cimento, pois não havia na altura a infraestrutura de armazenamento do mesmo, que hoje serve a ilha. o Claudia foi sustituido pelo ,tambem draga, Ilha Dourada, Ex Celtic Rose que se perdeu por encalhe no Caniçal em meados dos anos 90.
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Celtic Rose. futuro Ilha Dourada |
O Susana Cristina veio substituir o Ilha Dourada mas agora quinzenalmente, alternando com o Funchalense que na sua viagem para Lisboa escalava a ilha Dourada. .
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Bowqueen, futuro Susana Cristina |
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Funchalense
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Funchalense foi entretanto vendido para Cabo Verde, ficando o transporte a cargo do Pico Grande, que também quinzenalmente alternava com o Suzana Cristina. A Porto Santo Line comprou o Madeirense e a Globus Line comprou o Ilha de Zarco que perdeu-se por encalhe num forte temporal nos finais dos anos oitenta. e o Vila Baleira que foi vendido a interesses espanhois no inicio dos anos 90
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Ilha De Zarco Encalhado |
Com a compra do Madeirense o transporte começou a ser mais regular sendo semanal e por vezes bissemanal, consoante a procura.
Com a entrada do Lobo Marinho os contentores passaram a ser transportados no ferry,com a excepção de gaz e outros combustíveis e explosivos que chegavam no novo Funchalense, Ex Caroline Shulte que uma vez por mês vinha ao Porto Santo.
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Lobo Marinho |
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Funchalense
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Com a passagem do porto de contentores do Funchal para o Caniçal o Lobo Marinho, e por razões de custos com camionagens , começou a transportar apenas os contentores que vinham do Funchal, e o porta-contentores, Madeirense 3 e agora Funchalense 5 escalam a ilha quinzenalmente.
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Madeirense 3 |
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Lobo Marinho |
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Funchalense 5 |
Pontualmente vieram a Porto Santo e em docagens dos navios regulares ou fretamentos outros navios, Cidade de Funchal, Insular, Monte da Guia, Aquarius, Elsa, Calipso.Francisco Franco.
Caro Elvio, gostei deste post bem interessante, obrigado
ResponderExcluirAbraço,
Manuel
Obrigado Manuel
ExcluirAbraço
Elvio
Interessante artigo.
ResponderExcluirSe me permite, apenas umas correcções: o Ilha Dourada encalhou no Caniçal nos anos 90 e não nos anos 80. O Bowbelle foi mais tarde o Bom Rei e não o Susana Cristina. O Susana Cristina era o Bowqueen, “gémeo” do Bowprince que operou mais tarde na Madeira com o nome de Bom Príncipe. O Bom Rei afundou-se ao largo da costa sul da Madeira tal como o Bom Príncipe, e o Susana Cristina foi desmantelado em Alhos Vedros.
Cumprimentos.
Boas amigo,
Excluirobrigado pela informação.
Vou ja efectuar as correcções.
Obrigado por comentar
Abraço
Elvio
Parabens pelas informações muito interessantes.A navegaçao de cabotagem insular está por estudar no seu todo e o que existe é parcelar. Se me permite duas chamadas de atenção-a lancha Zara seria 1 LCU de 36-37m , mais pequena que as Ldg de 56-59m. A Montijense foi vendida para os Açores e era um antigo cacilheiro do Tejo de 38m similar ao Setubalense ou Ribatejense de que há fotos na net.Foi afundada deliberadamente ao largo de P. Delgada em 200o-2001?por estar em mau estado e por ser um barco pouco apto para o mar.Um abraço
ResponderExcluirMuito obrigado pelas valiosas informações. são sempre bem recebidas.
ResponderExcluirAbraço
Elvio