Constituída em 1989, a Porto Santo Line começou a operar com o cargueiro "Madeirense" apenas com mercadorias e 12 passageiros. Na altura o movimento de passageiros era feito pelo catamarã rápido "Independência" e pelo mono-casco "Pirata Azul" ambos do Governo Regional da Madeira que fazia em exclusivo o transporte de passageiros para a ilha dourada.
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Independencia |
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Pirata Azul |
Em 1990 o "Madeirense" sofreu obras de beneficiação em Lisboa, tendo sido aumentado o tombadilho das
baleeiras para ré, feita a recuperação do bar original do navio e construção de mais um na popa, assim como a total recuperação do salão principal, tendo assim aumentado a lotação para 120 passageiros.
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Madeirense na sua primeira viagem ao Porto Santo após a chega de Lisboa. ´É visível o |
prolongamento do deck das baleeiras
Passou assim a fazer cinco ligações semanais durante o verão, sendo duas apenas com passageiros, agora ja com a concorrência do novo catamarã do Governo Regional da Madeira " Patria"
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Pátria |
Continuou a viajar regularmente com passageiros, e mercadorias, até que em Agosto de 1995 a Porto Santo Line afretou por um período experimental o ferry "Lady of Mann" que fez grande sucesso por ser um navio confortável , rápido e acima de tudo , a facilidade do transporte dos automóveis, que até então viajavam do "Madeirense" e eram descarregados com grua .
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Ferry "Lady Of Mann" |
Tendo ganho o concurso para a concessão da linha Funchal /Porto Santo/Funchal, a Porto Santo Line continuou a operar com o Madeirense no transporte de mercadorias,e afretou o "Pátria" para o transporte diário de passageiros, começando desde logo a procurar um ferry em segunda mão. Foi visto um na Grécia. "Diva" que foi rejeitado um outro na Itália " Sardenha Bella"que também foi rejeitado até que comprou o Lobo Marinho em 1996. Foram abertas rampas laterais a estibordo afim de permitir o embarque de viaturas, camiões e contentores. Foram tambem abertas nos cais do Funchal e Porto Santo, rampas pois a altura dos cais não permitia o uso das rampas do navio. O Lobo Marinho veio dar um impulso gigante na economia local, pois alem de aumentar o numero de passageiros em grande escala veio permitir uma melhor mobilidade de viaturas de todo o tipo entre as duas ilhas.
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Lobo Marinho |
Em 2000 ficaram finalmente concluidas as rampas rol on rol off do Funchal e do Porto Santo, o que vei facilitar imenso as operações do ferry, e permitir o embarque de trailers de 40 pés . A Porto Santo Line continuava e aumentar grandemente o numero de passageiros e viaturas, e a contribuir largamente para o desenvolvimento da ilha.
Em Junho de 2003 entra em funcionamento o novo ferry, "Lobo Marinho" construído de raiz para linha do Porto Santo. Navio mais rápido e maior , oferece um comodidade em nada comparável ao anterior, alem de uma muito maior capacidade de carga rolada e passageiros. Façam uma
visita virtual ao Lobo Marinho
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Lobo Marinho |
Teve uma aceitação estrondosa por parte de todos, e continuou a bater recordes ano após ano quer no transporte de passageiros que no transporte de viaturas. Infelizmente, agora, o mercado está um pouco aquém do desejável devido á crise económica e financeira que atinge o nosso país. Vamos desejando que a crise passe e que a Porto Santo Line continue de vento em popa e nos presenteie em breve com um outro "Lobo Marinho" ainda melhor e mais evoluído que este.
Bem haja Porto Santo Line.
Gostei de ver o Independência, pena que na altura não tinha máquina fotográfica
ResponderExcluirAbraço
Manuel
Boas, ele tambem andou por aí, tal como o Lady of Mann.
ResponderExcluirAbraço
Elvio