sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Centro de produção de biofuel marinho

Continua a bom ritmo as obras do centro de produção do biofuel marinho, que está a ser construído no porto do Porto Santo, no antigo parque de contentores. Já está a produzir a nível experimental, e já é visível os tubos cheio de agua com a cor verde. O que é de lamentar é o facto de este centro estar a ser construído no porto, num local que foi a bem pouco tempo pavimentado para parque de contentores, havendo muitas alternativas em terrenos baldios nas proximidades. De resto é de louvar a iniciativa .









(©) Fotos: Elvio Leão

2 comentários:

  1. Interessante projecto industrial para o Porto Santo. Vai haver exportação? Já agora o Élvio tem razão em relação ao espaço que este projecto estará a retirar para arrumamento de contentores, mas então mais sentido faz a sua sugestão de aumento do Porto do Porto Santo aproveitando a área molhada ao longo do molhe principal até a rampa Ro-Ro, incluindo a zona dos duques d'alba do terminal cimenteiro. Se equacionarmos um aumento do molhe principal em comprimento penso que já teria de ter alguma deflexão para fora e corre-se o risco de começar a transformar parte da extensa praia numa zona interior de porto. E que tal começar a olhar para o espaço atrás do porto (a leste) como uma zona de extensão do parque de contentores e local para construção de um novo molhe exterior +- com a mesma orientação do molhe principal já existente mas mais por fora protegendo-o parcialmente? Existe ali uma zona que faz uma espécie de baía natural propensa a isso e as zonas com baixios de rocha seriam assoreadas fazendo-se um terrapleno. Há que ir pensando em todas as hipóteses.

    ResponderExcluir
  2. Boas, Realmente o porto ficou muito limitado ao espaço para parqueamento de contentores, o que ficaria resolvido com um cais entre a rampa ro-ro e a praia existente. No que diz respeito ao aumento do molhe, e segundo a minha opinião, o mesmo só seria possível sem aumentar o assoreamento com a construção de um esporão para desviar a corrente que transporta a areia no sentido oeste/leste, e que sem o mesmo iria encontrar o molhe e "ensacar" a areia no interior do porto. Quanto ao lado leste, é uma opção, mas a área dentro do porto é suficiente, está é quase totalmente desaproveitada tanto em área molhada como em terra-plenos, e com estas alterações feitas, ficou mais bonito mas muito, mesmo muito desaproveitado, com acessos estreitos para maquinas de grande porte, com arruamentos que não são para um porto mas para uma estrada. A única coisa que francamente melhorou foi o pavimento, de resto. tudo está pior.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...