Devido a causas várias, a
"Naveiro foi convidada a retirar os seus navios do CINM "Registo Internacional de Navios da Madeira" sendo que todos os navios da frota estão imobilizados um pouco por toda a Europa. Dificuldades de financiamento poderão estar na causa do arresto dos navios, que deverão mudar de bandeira, o que é lamentável, principalmente para um país como o nosso com uma área marítima enorme e quase sem navios, ficando os mesmos quase reduzidos ao tráfego insular. Continuamos a viver de costas viradas para o mar, e infelizmente cada vez mais.
|
Penafiel, um dos navios da Naveiro |
(©) Foto: NaveiroFonte da noticia RTP Madeira
Triste Elvio, mas que havemos de fazer!
ResponderExcluirAbraço,
Manuel
Pois é. Foi a Classic Internacional Cruises, tambem registo Mar, agora a Naveiro.. isto está mau. Alguem deveria se interessar verdadeiramente pelo nosso mar e as potencialidades do mesmo, mas nada. Esperemos por dias melhores.
ResponderExcluirAbraço
Elvio
Esta agora não esperava. Lá se vai a única companhia de navegação portuguesa de tamanho considerável que ainda podiamos dizer que não dependia só da cabotagem insular. Se Portugal está à espera de um milagre, é bom que ele apareça e depressa!
ResponderExcluirhttp://www.ibc-madeira.com/Default.aspx?ID=650
ResponderExcluir"Armadores e todas as entidades cujo objecto de actividade seja o transporte marítimo de pessoas e bens podem proceder ao registo de navios, plataformas petrolíferas ou embarcações de recreio e iates comerciais no MAR" - É uma bandeira vocacionada para embarcações de recreio e luxo, e embarcações de turismo (comerciais) apenas com benefícios fiscais para os "amigos de sempre" com fortunas em off-shore e "desvios" fiscais. A própria Paris Mou deveria interditar a Bandeira da Madeira a emitir certificados de bandeira a navios de transporte de mercadorias, pois já provou não ter uma estrutura adaptável à realidade económica e agora com a CIC com problemas também... o registo da Madeira ainda mais "mal vista" fica, mas sempre protegida pela ignorância das pessoas e pelos "institutos" "corporativos" de Portuigal, e assim vai a nossa vidinha...
Não acho que o registo Mar tenha qualquer culpa desta situação, muitos outros registo há em que navios são arrestados mesmo sem ser registos de conveniência. Agora para bem do próprio registo deveria-se ter cuidado com os armadores que la fazem registos de navios. Há armadores e armadores.Neste caso, A Naveiro , julgo ser um armador a sério, dado o seu historial, mas como a qualquer empresa o recurso ao crédito está muito difícil, ao que se junta a baixa de fretamentos e quem sabe a dificuldade em receber alguns já feitos. Enfim enquanto houver navios no MAR, a bandeira portuguesa ainda anda hasteada na popa de alguns navios, e é melhor ser essa que do Panamá ou Honduras.
ResponderExcluirAbraço