segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Onde anda o "Pico Grande"

Em 1987 a Empresa de Navegação Madeirense comprou o porta-contentores "Pico Grande" para substituir os obsoletos "Madeirense" e Funchalense" que por serem navios de carga geral não respondiam á entrada de contentores nos transportes marítimos. Fez a ligação entre Funchal e Leixões até o ano 2000. Foi o meu primeiro navio porta-contentores, na altura comandado pelo comandante Aurélio  e ainda me lembro de algumas situações caricatas como uma vez em que partiu-se um cabo de aço(estropo) que suspendia um lote de ferroem atados com 25 toneladas, os atados torceram tanto que parecia um cabo de aço gigante, e estivemos o dia todo para conseguir retirar do convés do navio. outra em que o Pico Grande saiu do Funchal rumo a Leixões com muito mau tempo de norte, e 24 horas depois de ter saído do Funchal arribou ao Porto Santo para abastecer gasóleo  e por estranho que pareça estava apenas a 4 horas a nordeste do Porto Santo. Ainda navega com o nome "Skadi" no mar báltico.

Características

Comprimento 82 m
Boca 13 m
Tab 2560 ton
Velocidade 11.3 nos
Imo 7528506

Construtor  J.J Sietas


Skadi Ex Pico Grande
(©) Fotos: Claus Schafe Marinetrafic



(©) Fotos: Fleetmon.com


2 comentários:

  1. E continua com muito bom aspecto. Deste já não me lembro, foi embora um pouco antes de começar a gostar de navios, já o conheci mesmo só através de testemunhos como este.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Pois, eu trabalhei muitas vezes nele. É um bom navio embora muito lento, para a ligação Lisboa até dava mas para Leixões precisa de um pouco mais de velocidade.. É um navio muito elegante.
    Abraço
    Elvio

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...