Porto Santo recebeu hoje, a visita do
"MS Hamburg" da
"Plantours". Mais um cruzeiro a visitar esta pequena ilha, o que naturalmente é sempre uma boa novidade e vem contribuir de uma maneira ou de outra para ajudar a pequena economia da ilha e naturalmente a sua promoção. Construindo em 1997 é um pequeno navio mas muito luxuoso, proveniente do Funchal, atracou ás 08.00h e saiu as 13.00h. Apesar do tempo escuro, com algum chuvisco e algum vento, os passageiros saíram e percorreram a ilha que em autocarros ou taxis, dando algum movimento ao comercio local, desde lojas de souvenires a restauração, voltando a demonstrar a importância que este segmento de turismo tem para a pequena ilha do Porto Santo
Já o Lobo Marinho alterou a sua saída do Funchal para as 11.00h, entrando no Porto Santo logo após a saída do Hamgurg.
CaracterísticasComprimento: 144.13 mBoca :21.50 mCalado: 5.15 mTab :15.67 tonDecks: 6Motorização :4 motores Wärtzilä 6L32 (4x2.64o KW)Propulsão: 2 hélices passo variávelVelocidade : 18 nósTripulação : 170Passageiros: 420Imo: 9139329Mmsi:309908000Construtor: Mtw Shiffswerft GmbH 1997
|
Pintura feita no cais pela tripulação do MS Hamburg |
© Fotos: Elvio Leão
Boas fotos. Será que bem puxadinho não dava para atracar os dois navios naquele molhe (Lobo Marinho + Hamburg)? O Hamburg podia ir ainda um pouco mais para trás. Também começo a pensar se não seria de aproveitar o molhe sul (contra-molhe) para o atraque de navios maiores do que simplesmente os patrulhas da marinha, atuneiros, rebocadores e outras coisas do género. Lembro-me que o cargueiro "Madeirense" esteve lá atracado durante muito tempo.
ResponderExcluirBoas, pelo tamanha do cais e dos navios até dá, mas temos que ter em conta que com vento forte, e com a baixa profundidade do porto , que condiciona muito a capadidade de manobra, é muito difícil colocar o Lobo Marinho na zona com o outro atracado, já se fosse o contrario, com o Lobo Marinho atracando e primeiro e saindo depois não havia problema, aliás isso ja aconteceu com o Funchalense 5 e com o Kristina Katarina. Quanto ao contra-molhe, tem muitas limitaçoes de calado. Só mesmo para navios pequenos e de pequeno calado, não é o caso dos navios de cruzeiro nem do Lobo Marinho.
ResponderExcluirAbraço
Elvio