sábado, 1 de dezembro de 2012

MS Hamburg no Porto Santo

Porto Santo recebeu hoje,  a visita do "MS Hamburg" da "Plantours". Mais um cruzeiro a visitar esta pequena ilha, o que naturalmente é sempre uma boa novidade e vem contribuir de uma maneira ou de outra para ajudar a pequena economia da ilha e naturalmente a sua promoção. Construindo em 1997 é  um pequeno navio mas muito luxuoso, proveniente do Funchal, atracou ás 08.00h  e saiu  as 13.00h. Apesar do tempo escuro, com algum chuvisco e algum vento, os passageiros saíram e percorreram a ilha que em autocarros ou taxis, dando algum movimento ao comercio local, desde lojas de souvenires a restauração, voltando a demonstrar a importância que este segmento de turismo tem para a pequena ilha do Porto Santo
Já o Lobo Marinho alterou a sua saída do Funchal para as 11.00h, entrando no Porto Santo logo após a saída do Hamgurg.

Características
Comprimento: 144.13 m
Boca :21.50 m
Calado: 5.15 m
Tab :15.67 ton
Decks: 6
Motorização :4 motores Wärtzilä 6L32 (4x2.64o KW)
Propulsão: 2 hélices passo variável
Velocidade : 18 nós
Tripulação : 170
Passageiros: 420
Imo:  9139329
Mmsi:309908000
Construtor: Mtw Shiffswerft GmbH 1997
















Pintura feita no cais pela tripulação do MS Hamburg


© Fotos: Elvio Leão

2 comentários:

  1. Boas fotos. Será que bem puxadinho não dava para atracar os dois navios naquele molhe (Lobo Marinho + Hamburg)? O Hamburg podia ir ainda um pouco mais para trás. Também começo a pensar se não seria de aproveitar o molhe sul (contra-molhe) para o atraque de navios maiores do que simplesmente os patrulhas da marinha, atuneiros, rebocadores e outras coisas do género. Lembro-me que o cargueiro "Madeirense" esteve lá atracado durante muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Boas, pelo tamanha do cais e dos navios até dá, mas temos que ter em conta que com vento forte, e com a baixa profundidade do porto , que condiciona muito a capadidade de manobra, é muito difícil colocar o Lobo Marinho na zona com o outro atracado, já se fosse o contrario, com o Lobo Marinho atracando e primeiro e saindo depois não havia problema, aliás isso ja aconteceu com o Funchalense 5 e com o Kristina Katarina. Quanto ao contra-molhe, tem muitas limitaçoes de calado. Só mesmo para navios pequenos e de pequeno calado, não é o caso dos navios de cruzeiro nem do Lobo Marinho.
    Abraço
    Elvio

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...