quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Funchalense 5 de regresso

Voltou ao Porto Santo, em mais uma das suas viagens quinzenais, o porta contentores da Empresa de Navegação Madeirense, Funchalense 5 , tendo atracado ás 19.30 3 saído á meia noite para Lisboa. È de salientar a pouca quantidade de mercadoria que o navio tem vindo a transportar o que se deve á estagnação económica que vive a região e o país.
Esperemos melhores dias num futuro muito proximo.


4 comentários:

  1. É isso mesmo, precisamos de melhores dias. De qualquer maneira, nas viagens d eregresso ao Continente a carga nunca é muita...

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  2. Boas, pois é, nunca é muita. É na sua grande maioria contentores vazios, embora este ano, no mês de Setembro tivesse-mos 1 viagem em que a quantidade de contentores cheios , excedeu a dos vazios, excedendo mesmo a dos contentores desembarcados.
    Cumps

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  3. As linhas contentorizadas tornam-se muito mais rentáveis se tiverem muita procura nos dois sentidos e não apenas num como é óbvio. Há potencial para aumentarmos o nº de contentores cheios para o continente a começar pelos contentores frigoríficos com fruta. Tanta fruta tropical que há nesta terra que podia ser produzida em maior quantidade e exportada para o restante mercado nacional. Chamada de atenção para o novo Compal de banana da Madeira (passo a publicidade) já no mercado. Aí está uma maneira de aumentar a exportação e consumo de fruta da região. Através da introdução nos néctares, sumos, iogurtes e outros. A fruta da Madeira é excelente para isso por ter normalmente um sabor e paladar mais intenso (mais doce). E porque não maracujá, papaia, anona ou mesmo o mango (se é que alguns não são já utilizados).

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  4. Sem a mínima duvida, mas infelizmente em Portugal, não só na Madeira, na década de noventa acabou-se com todo o sector produtivo em prol da construção. A Madeira tem potencial para produção de frutas, de pescado, tanto de viveiros como resultante da pesca, de conservas tanto de peixe como de outros, pese embora o custo do transporte desde outras paragens de alguma matéria prima ,nomeadamente as embalagens.Poderia e deveria-se tentar dinamizar essas industrias que dariam seus frutos sendo um deles a rentabilização dos porta contentores.

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