segunda-feira, 24 de março de 2014

As pessoas, as maquinas e a segurança nos portos

Não ha compatibilidade entre movimentação de maquinas e pessoas nos portos.
 As maquinas são gigantescas, extremamente pesadas, e com ângulos de visibilidade por vezes nula, o que é propicio a acidentes. Essa é a razão porque nos portos desenvolvidos não é permitida a entrada a pessoas e veículos a não ser que estejam devidamente autorizados e sinalizados. O equipamento de grande visibilidade (colete de alta visibilidade) é extremamente importante, mas mais importante é a consciência das pessoas que são obrigadas a trabalhar no raio de operação destas maquinas.
Os acidentes acontecem mesmo com estas normas e restrições como é exemplo o acidente acontecido hoje no porto do Caniçal onde uma mulher piloto de um dos navios, foi colhida por uma maquina quando estava distraidamente a falar ao telemóvel. Ver aqui



Um péssimo exemplo é o porto do Porto Santo onde há uma maquina portuária de grandes dimensões, a operar num minúsculo parque de contentores onde é simultaneamente de parque de estacionamento de automóveis, de zona de passeio para pessoas e ate de lazer.
 Alguns, felizmente não muitos, são condutores que em carros ligeiros de passageiros, entram no parque a alta velocidade, sem ter atenção ao facto de poder estar em movimento uma maquina a movimentar contentores , ou um camião que carrega ou descarrega um contentor.
A quem atribuir responsabilidade??
Em primeiro lugar suponho que  á autoridade portuária, primeiro por não ter sinalização, depois pela péssima configuração dos acessos em que mistura tudo, contentores, pessoas carros e maquinas, e por ultimo  á inconsciência das pessoas que esquecem-se que estão num porto, num parque de contentores e dos riscos que isso acarreta.
Faço votos para que tal situação seja rapidamente verificada e corrigida para evitar acidentes que por muito cuidado que haja acabam sempre por acontecer.
Alem da segurança ja avaliada, é também preocupante a própria segurança de mercadorias e bens estacionados no porto, pois o porto do Porto Santo é um porto de livre acesso.Não tem vedações, não tem nada que impeça quem quer que seja entrar, usar e abusar do que está supostamente seguro, pois um porto, ,nomeadamente as zonas de parqueamento de mercadorias, é um local que deveria se seguro e de acesso restrito. È absolutamente normal ver automóveis a praticamente qualquer hora a entrar e a sair do porto sem qualquer tipo de controle, o que num fronteira como um porto é suposto ser é incompreensível.




© Fotos: Elvio Leão com direitos reservados

3 comentários:

  1. Amigo Elvio já falamos sobre isto infelizmente não acontece apenas ai.

    Existe muita falta de bom senso, mais não vou dizer apenas que faço minhas as tuas palavras!

    Abraço,
    Manuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amigo Manuel, parece que é um mal que prolifera nos pequenos portos, e digo prolifera porque quanto mais se fala se segurança. quanto mais formações sobre segurança se faz, mais se põe a segurança de lado em prol de certos comodismos.
      Abraço
      Elvio

      Excluir
  2. Muito desagradável o que aconteceu. Lembro-me sempre que durante a minha juventude tal como outros entusiastas de navios, passei longas horas no meio de máquinas, contentores, toros e paletes de madeira, barras de ferro etc para poder ver os navios e observar as operações de carga e descarga. Nunca nos aconteceu nada. Tivemos sorte. Na altura também não se usavam telemóveis como hoje em dia. Era muito raro ver alguém com um. Outros tempos.

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...