Trata-se de um prototipo que pode ter varias configurações,ferries, carga geral, porta contentores, granadeiros etc..
A verdadeira novidade está na motorização e no combustível.
Trata-se de grupos de geradores , que usam o hidrogénio como combustível. ate aqui tudo normal. mas, desses mesmos geradores, num total de oito, dois são usados para fornecer energia aos azipods á velocidade de cruzeiro 16 nós , passando para quatro quando necessário navegar á velocidade máxima, 25 nós, os outros são usados para fornecer energia a um reactor que produz hidrogénio retirando-o do meio que envolve o navio, da agua do mar. usando a electrolise .
O hidrogénio é então comprimido e armazenado em tanques reforçados, e colocados em câmaras cheias de co2 e possuindo válvulas de pressão que , em caso de alguma complicação , libertam o hidrogénio para um nível superior para que este se dissipe na atmosfera.
Sempre que o navio esteja parado, os geradores continuam a produzir hidrogénio para armazenamento, pois em situações de velocidade máxima a produção é inferior ao consumo, sendo então necessário usar o combustível armazenado. Todo o calor resultante da refrigeração e do escapamento dos geradores é aproveitado para fazer funcionar uma turbina a vapor que faz por sua vez accionar um gerador aproveitando assim a energia que é quase sempre desperdiçada nos navios comuns.
Este navio é indicado para viagens de curta duração, onde o tempo de paragem em porto é grande, e sendo em viagens de grande duração está limitado á velocidade de 16 nós, sendo no entanto uma excelente alternativa a milhares de embarcações que fazem viagens de curta duração, como é disso o exemplo do Lobo Marinho.
É um navio quase 100% limpo, pois os únicos poluentes derivados do petróleo são os lubrificantes, sendo que o resultante da combustão do hidrogénio é vapor de agua que depois de condensado torna-se em agua destilada que pode ser usada para consumo do navio com os aditivos necessários, que a tornam em agua potável.
Nasce assim uma embarcação com combustível infinito e sem necessidade de abastecimentos onde quer que seja, em caso de falta no mesmo por excesso de consumo , basta reduzir a velocidade ou parar, e por os geradores a funcionar á força toda, utilizando o reactor a 100%
Esperemos que a moda pegue e que daqui por 10 ou 20 anos os navios que singram os oceanos utilizem esta fonte de energia limpa e inesgotável e acima de tudo barata.
Porta contentores roll-om roll-off |
Ferry |
Navio tanque |
Está também em fase se projecto um rebocador que usa o mesmo tipo de tecnologia, limpa e infinita.
Este é um porta contentores, também em projecto de um outro estaleiro que que promete revolucionar os mundo dos transportes marítimos nos próximos tempos.
Porta contentores que em breve será construído. |
Claro que este post foi uma peta, e será peta enquanto os poderosos lobbys do petróleo dominarem o planeta.
O nosso problema por enquanto é ainda não termos encontrado petróleo. "Se não podes com eles, junta-te a eles.".
ResponderExcluir