terça-feira, 1 de abril de 2014

Navio do futuro no presente

Foi lançado ao mar no ultimo dia 26 de Março um pequeno navio que promete revolucionar os navios num futuro bem próximo.
Trata-se de um prototipo que pode ter varias configurações,ferries, carga geral, porta contentores, granadeiros etc..
 A verdadeira novidade está na motorização e no combustível.
 Trata-se de grupos de geradores , que usam o hidrogénio como combustível. ate aqui tudo normal. mas, desses mesmos geradores, num total de oito, dois são usados para fornecer energia aos azipods á velocidade de cruzeiro 16 nós , passando para quatro quando necessário navegar á velocidade máxima, 25 nós, os outros são usados para fornecer energia a um reactor que produz hidrogénio  retirando-o do meio que envolve o navio, da agua do mar. usando a electrolise .
 O hidrogénio é então comprimido e armazenado em tanques reforçados, e colocados em câmaras cheias de co2 e possuindo válvulas de pressão que , em caso de alguma complicação , libertam o hidrogénio para um nível superior para que este se dissipe na atmosfera.
 Sempre que o navio esteja parado, os geradores continuam a produzir hidrogénio para armazenamento, pois em situações de velocidade máxima a produção é inferior ao consumo, sendo então necessário usar o combustível armazenado. Todo o calor resultante da refrigeração e do escapamento dos geradores é aproveitado para fazer funcionar uma turbina a vapor que faz por sua vez accionar um gerador aproveitando assim a energia que é quase sempre desperdiçada nos navios comuns.
Este navio é indicado para viagens de curta duração, onde o tempo de paragem em porto é grande, e sendo em viagens de grande duração está limitado á velocidade de 16 nós, sendo no entanto uma excelente alternativa a milhares de embarcações que fazem viagens de curta duração, como é disso o exemplo do Lobo Marinho.
É um navio quase 100% limpo, pois os únicos poluentes derivados do petróleo são os lubrificantes, sendo que o resultante da combustão do hidrogénio é vapor de agua que depois de condensado torna-se em agua destilada que pode ser usada para consumo do navio com os aditivos necessários, que a tornam em agua potável.
Nasce assim uma embarcação com combustível infinito e sem necessidade de abastecimentos onde quer que seja, em caso de falta no mesmo por excesso de consumo , basta reduzir a velocidade ou parar,  e por os geradores a funcionar á força toda, utilizando o reactor a 100%
Esperemos que a moda pegue e que daqui por 10 ou 20 anos os navios que singram os oceanos utilizem esta fonte de energia limpa e inesgotável e acima de tudo barata.


Porta contentores roll-om roll-off

Ferry

Navio tanque


Está também em fase se projecto um rebocador que usa o mesmo tipo de tecnologia, limpa e infinita.





Este é um porta contentores, também em projecto de um outro estaleiro que que promete revolucionar os mundo dos transportes marítimos nos próximos tempos.

Porta contentores que em breve será construído.

Claro que este post foi uma peta, e será peta enquanto os poderosos lobbys do petróleo dominarem o planeta.




Um comentário:

  1. O nosso problema por enquanto é ainda não termos encontrado petróleo. "Se não podes com eles, junta-te a eles.".

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...