Esta á nova geração de ferries concebidos pela Austral, e que não é mais que uma versão melhorada do bem conhecido HSC Benchijigua Express da Fred Olsen Lines, Fred Olsen Express que opera com grande sucesso nas ilhas Canarias.
HSC Benchijiua Express |
Trata-se de um trimaram com 102 metros de comprimento e 39 nós de velocidade cruzeiro, com capacidade para 1165 passageiros, 245 viaturas, podendo alternar com camiões, trailers, autocarros etc.
Pode-se pensar que é um navio com elevado consumo de combustível, e assim o é de facto, mas em pequenas distancias, como o uso que faz nas ilhas Canárias torna-se rentável, sobretudo usando os portos mais próximos, Tem como maquinas de propulsão 3 maquinas MTU 20V 8000 M71L, com um consumo por hora de 2.141 litros de gasóleo cada, o que faz um total de 6.423 litros hora. Tendo em conta que a uma velocidade de 39 nós e como exemplo a ligação entre Agaete e Santa de Tenerife, que é de 42.25 milhas, mais ou menos a mesma que entre o Porto santo e o
Funchal. o navio percorreria a distancia em uma hora e dez minutos com um consumo de cerca de 7000 litros,o que não é assim um consumo tão elevado comparado com outros navios similares.
Ver aqui as características da motorização
Características do navio
Dimensões principais
Comprimento total: 102m
Comprimento (linha d'água): 101,4 metros
Boca: 26,8 metros
Calado(máximo): 4,2 metros
Capacidade
Passageiros: até 1165
Veículos: 254 carros
Veículos pesados: 190 metros deck para camiões e 145 carros
Propulsão
Principais motores: 3 x MTU 20V 8000 M71L
3 x 9.100 kW @ 1150 rpm
Caixas de velocidades: 3 x ZF 53800
Waterjets: 3 x Wartsila LJX 1300
Velocidade: mais de 40 nós
Ver toda a informação aqui
Fotos e informação http://www.austal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário