Hoje o Porto santo viveu um dia diferente.
Recebeu a visita do mais emblemático navio português, o "Funchal" da Portuscale Cruises, que no seu cruzeiro de fim de ano, escalou o Porto Santo, tendo entrado ás 08h e com saída prevista para as 16h, com destino ao Funchal, cidade que lhe deu o nome.
Foi com muita satisfação que vi os táxis a circular, a cidade com turistas, os autocarros com os turistas que optaram por este meio para conhecer a ilha, e ainda com mais satisfação vejo os mesmos turistas satisfeitos, encantados com a beleza da ilha e da praia e alguns a questionarem o porquê da mesma estar sem turistas.
Nunca é demais relembrar a importância que as escalas de navios de cruzeiro, sejam eles portugueses ou não, tem para o Porto Santo, e neste final de 2014 faço votos para que os próximos anos sejam prósperos em escalas de cruzeiros no Porto Santo.
Esta é a dimensão dos navios que considero ideal para escalar o Porto Santo, não pelo fato de atracar, mas sim pelos meios existentes na ilha que dificilmente iriam dar resposta a um desembarque de um navio das dimensões do gigantes da actualidade..
Construído na Dinamarca, foi lançado ao mar a 10 de Fevereiro de 1961 para a Empresa Insulana de Navegação destinado ás ligações com as ilhas dos Açores e Madeira.
Originalmente movido a turbinas a vapor foi remotorizado na década de setenta passando a ter dois motores diesel, sendo na altura remodelado para cruzeiros
Em 1974 a Empresa Insulana de Navegação fundiu-se com a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e passando o Funchal para a mesma. No ano seguinte, o empresário grego Jorge Potamianos interessou-se pelo Funchal que estava imobilizado e fretou o navio por dez anos. Em 1985 a Arcalia Shiping adquiriu o navio em hasta publica operando para esta companhia e depois para a Classic International Cruises, do mesmo empresário. Em 2010, o navio é imobilizado no cais da Matinha em Lisboa para alterações tendo em vista os novos regulamentos da Convenção Solas 2010. Dificuldades económicas da Classic Internacional Cruises levaram ao encerramento da mesma e a imobilização do navio e passando a posse do mesmo para o Montepio Geral. Quando todos julgavam o fim do navio eis que aparece o empresário Rui Alegre, que compra toda a frota da CIC, e fundada PortusCale Cruises, salvando o "Funchal" da sucata. Desde Agosto de 2013 que o remodelado Funchal navega em cruzeiros com sucesso, sendo este cruzeiro de fim de ano, o segundo nas mãos da Portuscale Cruises mas o 13 na sua ja longa vida.
Caracteristicas
© Fotos: Elvio Leão
Recebeu a visita do mais emblemático navio português, o "Funchal" da Portuscale Cruises, que no seu cruzeiro de fim de ano, escalou o Porto Santo, tendo entrado ás 08h e com saída prevista para as 16h, com destino ao Funchal, cidade que lhe deu o nome.
Foi com muita satisfação que vi os táxis a circular, a cidade com turistas, os autocarros com os turistas que optaram por este meio para conhecer a ilha, e ainda com mais satisfação vejo os mesmos turistas satisfeitos, encantados com a beleza da ilha e da praia e alguns a questionarem o porquê da mesma estar sem turistas.
Nunca é demais relembrar a importância que as escalas de navios de cruzeiro, sejam eles portugueses ou não, tem para o Porto Santo, e neste final de 2014 faço votos para que os próximos anos sejam prósperos em escalas de cruzeiros no Porto Santo.
Esta é a dimensão dos navios que considero ideal para escalar o Porto Santo, não pelo fato de atracar, mas sim pelos meios existentes na ilha que dificilmente iriam dar resposta a um desembarque de um navio das dimensões do gigantes da actualidade..
Construído na Dinamarca, foi lançado ao mar a 10 de Fevereiro de 1961 para a Empresa Insulana de Navegação destinado ás ligações com as ilhas dos Açores e Madeira.
Originalmente movido a turbinas a vapor foi remotorizado na década de setenta passando a ter dois motores diesel, sendo na altura remodelado para cruzeiros
Em 1974 a Empresa Insulana de Navegação fundiu-se com a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e passando o Funchal para a mesma. No ano seguinte, o empresário grego Jorge Potamianos interessou-se pelo Funchal que estava imobilizado e fretou o navio por dez anos. Em 1985 a Arcalia Shiping adquiriu o navio em hasta publica operando para esta companhia e depois para a Classic International Cruises, do mesmo empresário. Em 2010, o navio é imobilizado no cais da Matinha em Lisboa para alterações tendo em vista os novos regulamentos da Convenção Solas 2010. Dificuldades económicas da Classic Internacional Cruises levaram ao encerramento da mesma e a imobilização do navio e passando a posse do mesmo para o Montepio Geral. Quando todos julgavam o fim do navio eis que aparece o empresário Rui Alegre, que compra toda a frota da CIC, e fundada PortusCale Cruises, salvando o "Funchal" da sucata. Desde Agosto de 2013 que o remodelado Funchal navega em cruzeiros com sucesso, sendo este cruzeiro de fim de ano, o segundo nas mãos da Portuscale Cruises mas o 13 na sua ja longa vida.
Caracteristicas
- Arqueação Bruta: 90563 TAB
- Comprimento: 154,60 metros
- Boca: 19,05 metros
- Calado: 6,50 metros
- Pontal: 9,15 metros
- Capacidade dos porões de carga: 3.483 m3
- Propulsão: 2 motores a diesel Stork-Werkpoor
- Potência: 10.000 BHP
- Velocidade original (1961): 20 nós
- Velocidade atual: 16 nós
- Corrente Eléctrica: 220 V - 50 Hz
- Estabilizadores: Denny Brown
- Passageiros: 651
- Conveses: "Navigators", "Promenade", "Açores", "Madeira", "Algarve", "Estoril"
- Camarotes: 241
- Total de camas: 470 + 88
- Elevadores: 3
© Fotos: Elvio Leão
Bonitas fotos o paquete Funchal é sempre um lindo navio ,Feliz Ano Novo.
ResponderExcluirObrigado, Feliz ano 2015
ResponderExcluir