terça-feira, 31 de março de 2015

Stena Germanica, o 1º ferry do mundo movido a metanol

A Stena Lines converteu o sei ferry. Stena Germanica a metanol, tornando-o assim no primeiro ferry do mundo movido a este combustivel. O navio que opera entre Kiel e Gotemburgo, esteve alguns meses parado para a converão tendo começado a operar a metanol no dia 26 de Março.
A conversão do Stena Germânica foi realizada em Gdansk, na Polônia, no estaleiro Remontova e começou  no final de Janeiro e continuou até o final de Março. O projeto recebeu o apoio da  UE e teve um custo total 22.000.000 €.
O metanol é um combustível eficiente biodegradável, amigo ambiente e de baixo custo e  reduz as emissões de enxofre e de partículas em 99 por cento. Sistema de combustível do ferry e motores foram adaptados no estaleiro  numa colaboração entre a Stena Line e Wärtsilä. A tecnologia é chamada de  combustível duplo  sendo o metanol o combustível principal, mas há a opção de usar MGO, Marine Gas Oil, 







Foto: methanol.org

domingo, 29 de março de 2015

Condor Liberation embate no cais

O HSC "Condor Liberation" sofreu um embate no cais de Guernesey, no passado sabado 28 de Março,causando algumas mossas sem gravidade. O navio deverá voltar a operar no proximo dia 31 de Março depois de ter sido reparado.




Como funcionam os impulsores de tunel

Os impulsores de túnel são simplesmente helices laterais que funcionam dentro de um "tubo" tunel (uma abertura de um lado do casco para o outro),e,que são utilizados nos  navios para gerar propulsão lateral quer á proa quer á popa,  para facilitar sobretudo manobras.
Impulsor de proa, foto rmpropulsion.com

Pode-se identificar a zona do navio onde funcionam  os impulsores de tunel por ter um  símbolo aparentando uma helice dentro de um circulo em ambos os lados do casco acima da linha de água sobre cada um dos impulsores. Estes propulsores estão situados abaixo da linha de flutuação mais baixa carga, de modo a funcionarem sempre por baixo da linha de água.
Funcionamento do impulsor de proa .© Foto; greeceyachting.co.uk

Impuslor de tunel: © Foto; www.vetusdirect.com

 Bow Thruster, (impulsor de proa) fica situado a proa do navio e Stern Thruster fica á popa, sendo o primeiro o mais usado. podendo ser electrico ou hidraulico

Impulsor de popa © Foto: forum.marinewiki.org



Simbolo da localização do impulsor



sábado, 28 de março de 2015

Time Lapse do MV Svenja carregando rebocadores

O Heavy-lift  "MV Svenja" carrega rebocadores Damen, recorrendo ás suas gruas com capacidade de elevação de 1000 toneladas, numa viagem que começou em  Haipong no Vietenam e acabou em em Roterdão onde os rebocadores foram descarregados, mas com escala no Brasil onde foi descarregado um modulo .

Características principais

Comprimento : 160.6 m
Boca: 27.8 m
Tab: 15026 ton
Imo: 9458901
MMSI: 305815000
Indicativo Chamada:V2FV7
Ano construção: 2010
Registo: Antiqua

            



Foto: SAL

Lobo Marinho com horário diferente em dia de eleiçoes

Devido ao acto eleitoral que amanha se realiza no arquipelago da Madeira, o ferry da Porto Santo Line, alterou o horário de saída do Funchal da 08.00h para as 13.00h, permitindo assim á tripulação e passageiros que pretendem viajar para o Porto Santo exercer o seu direito de votar. A saída do Porto Santo  mantem-se ás 19.00h..

terça-feira, 24 de março de 2015

Paquetes da Portuscale Cruises á venda

Os navios da Portucale Cruises, Funchal e Porto encontram-se á venda, o primeiro por 18 milhoes de euros e o segundo por 3.5 milhões de euros, e o Lisboa foi vendido a investidores turcos para ser desmantelado, o que deverá ocorrer brevemente. Resta o Azores que se encontra fretado a Cruise & Maritime Voyages, Tempos dificeis para a Portuscale Cruises e para o seu investidor Rui Alegre, que vê assim um sonho a desmoronar-se.




© Foto: Elvio Leao

Mega yatch Symphony


O mega yatch Symphony, navegando a caminho de Roterdão, atravessando a cidade Holandesa  Alphen aan den  Rijn, O Symphony é o maior yatch construido na Holanda e tem 101,5 metros de comprimento.


segunda-feira, 23 de março de 2015

Incendio em ferry na Grecia

Incêndio em ferry de alta velocidade na Grécia. Foi confirmada a morte do electricista do navio que foi encontrado carbonizado.
O incêndio começou por volta das 12.30 quando o navio se encontrava atracado em Drapetsona




quarta-feira, 18 de março de 2015

Ponta do Sol na Graciosa

Porta contentores Ponta do Sol,  ontem 17 de Março na  ilha da Graciosa, fotos gentilmente enviadas pelo meu amigo Manuel Bettencourt, autor do blog  "O porto da Graciosa"



© Fotos :Manuel Bettencourt http://oportodagraciosa.blogspot.pt/

Viking Shiptech projecta navio para 80 nós

O transporte aéreo tem 80 vezes maior emissão de CO2 do que o transporte marítimo e também é 80 vezes mais caro. Se nós podemos transportar a carga dos aviões em navios, o "eco-winning" reduz-se o custo do transporte e reduz-se as emissões de CO2
A “Viking Shiptech” da Noruega projectou  turbinas especializadas que podem ajudar a entregar transportar carga ao preço do frete marítimo com a velocidade de entrega do transporte aéreo.
Segundo este  novo conceito em vez de se construir quatro navios de 16 nós constoi-se um navio de 80 nós, com a nova tecnologia, que apesar de cara sai mais barato que construir 4 navios.
A “Patent Pending Turbines” da Viking Shiptech que é o nome desta nova tecnologia, faz uma giro estabilização que combinado com  cascos de efeito SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull) que dá 100% de  uma estabilidade em todas as velocidades de com ondulação até 10 metros.
Quando hoje o transporte em quatro navios exigem uma tripulação de cerca de 100 trabalhadores, um navio de 80 nós requer apenas um quarto.
Dois motores a jacto em frente da plataforma de maneira a reduzir a resistência ao ar, e fornecendo á zona submersa uma camada de ar que ajuda a ultrapassar as forças enormes geradas na deslocação a alta velocidade.
O navio terá ate 300 metros de comprimento, 17  de calado e poderá transportar ate 16,500 Teus(contentores 20 pés)
Um navio que está num futuro ainda distante.



Lobo Marinho cancelou a viagem de amanha

Segundo se pode ler na pagina do facebook da Porto Santo Line, o ferry Lobo Marinho não irá efectuar amanhã as viagens programadas entre o Funchal e o Porto Santo. Tal deve-se á situação meteorológica adversa, com ventos muito fortes de Norte .


quint


© Foto :Elvio Leão

Ferry preso no gelo com 190 pessoas a bordo

Um  ferry da Marine Atlantic, ficou preso no gelo quando fazia a ligação entre a Terra Nova e a Nova Escócia, sendo necessária a intervenção de quebra gelos da Guarda Costeira Canadiana que acabaram por libertar o navio. Como se pode ver na pagina da Marine Atlantic os navios estão atrasados devido precisamente ao gelo, e a empresa alerta para possíveis demoras tanto nas partidas como no tempo de viagem.




© MAferries

terça-feira, 17 de março de 2015

Veleiro "Elida V" no Porto Santo

Atracou no inicio da manhã no Porto Santo o veleiro sueco "Elida V" da organização "Elida sailing for Jesus".


A organização foi fundada em 1963 em Kungshamn , Suécia , pelo capitão Lennart "Tarren" Abrahamsson, que morreu após um acidente em 1997. Em 2002, a organização foi reestruturada em uma associação e é agora liderada pelo filho de Tarren Stefan Abrahamsson.

Elida não pertence a nenhuma igreja ou afiliação cristã. Em vez disso, é aberta a todas as igrejas, aberto a todos os que desejam navegar 

Características:
Comprimento 40 m
Boca: 8 m
Tab:156 ton
Ano de construção:2006
Bandeira ;Suécia
Imo :9443190
MMSI: 2662263000
Indicativo de chamada: SEMW
Velocidade max :11,7 nós
Velocidade cruzeiro: 7 nós








© Fotos: Elvio Leão

Os navios com rotor da Cousteau Society



A Cousteau Society está empenhada no uso de  navios de rotor.
O primeiro foi o Moulin a Vent (Moinho), que foi um sucesso completo.
Com base essa experiência foi construido o Alcyone, que  partiu de La Rochelle, na França e viajou  através do Atlântico para New York. O Alcyone, desde então, sido o navio da Sociedade Cousteau usado em pesquisas. O sucesso de Alcione foi a conjunção entre a hidrodinâmica e aerodinâmica, usando a mais alta tecnilogia informática e electronica do mundo marítimo. Desde 1980, os grupos de estudo nesta sociedade melhoraram conceitos econômicos propulsão de navios, utilizando o vento como fonte de energia adicional. Este sistema revolucionário, chamado turbosail e com base nos princípios da Flettner. Permite obter uma economia de combustível perto de 35%. Dentro do navio, o sistema funciona de forma totalmente automática. Esta consiste principalmente de um computador multitarefa e uma interface gráfica, com um sistema central que administra e opera 21 sensores eletromagnéticos e controles hidráulicos.

A Sociedade Cousteau também está planeando a construção de Calypso II, que será lançado com um rotor, equipado com a mais avançada tecnologia. 



Alcyone


Antevisão so Calypso II



Fotos Costeau Society

O famoso Calypso será leiloado

O emblematico navio "Calypso", do oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau (1910-1997), irá a leilão judicial após um conflito entre seus familiares e o estaleiro onde o barco está desmontado.
O  navio que navegou por todos os oceanos sob o comando de Cousteau ,está desde 2007 no hangar número 8 do estaleiro Piriou de Concarneau, pequeno porto bretão do oeste da França.
Apenas se reconhece a estrutura enferrujada da ponte de observação da proa do Calypso, um caça-minas britânico da Segunda Guerra Mundial que foi convertido por Cousteau em navio oceanográfico. O Calupso afundou-se num cais de Singapura, em 1996, um ano antes da morte do famoso explorador.




sábado, 14 de março de 2015

Sun Flower 2. ex Pátria á venda

O nosso bem conhecido, Sun Flower 2, ex Pátria encontra-se á venda , Este navio ligou o Porto Santo ao Funchal entre 1990 e 1996, altura em que ficou imobilizado até ser vendido para a Corea do sul.
Pode ve-lo aqui


Oceana no Funchal

Oceana entrando ontem no Funchal pela manhã. Chegado de Southampton o navio zarpou ás 17 para La Palma.




© Fotos : João Conceição

terça-feira, 10 de março de 2015

Funchalense 5 em mais uma escala

Mais cedo que o habitual, o Funchalense 5 entrou no porto do Porto Santo pelas 17.45h efectuando uma rotação dentro do porto para atracar por bombordo, com as gruas do lado do cais. Tal deveu-se a a uma avaria na grua de ré, obrigando ao uso da grua de vante que por ser mais pequena obrigou a tal operação. Após concluídas as operações de carga e descarga o navio zarpou para Lisboa, o que aconteceu as 23.30h
















© Fotos : Elvio Leão

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...