quarta-feira, 8 de abril de 2015

Adonia no Porto Santo

O navio da P&O Cruises "Adonia" esteve no Porto Santo naquela que foi a sua primeira escala no porto da Ilha Dourada, tendo fundeado ás 07h e zarpado para o Funchal ás 16h. Mais uma vez salienta-se o facto do navio, mesmo fundeado trazer uma nova vida á pacata ilha.Os 690 passageiros transportados deram uma vida diferente á cidade.  As dimensões do navio não lhe permitem atracar no porto do Porto Santo, não sendo porem, razão para não vir ao Porto Santo sendo apenas de lamentar que mais operadores não escolham o Porto Santo para escalas dos seus navios . Mais uma vez saliento o facto de com um investimento muito pequeno se fazer um pequeno abrigo para o controlo dos passageiros no contra-molhe, algo que ja por muitas vezes apontei em posts anteriores.

Características do navio.

Comprimento 181.m
Boca: 26.46m
Calado 5.8m
Ano de construção : 2001
Tab 30227
Imo 9210220
MMSI:31053000
Indicativo de chamada:ZCDV2
Bandeira : Bermuda 
Motorização : 4 x Wartsila 12V32 13.500kw
Propulsao: 2 hélices
Velocidade 18 nos
Estaleiro construtor: Chantier de L'Atlantique Saint Nazaire
Outros nomes:
"R Eight" (2001 a 2003)
"Minerva II" (2003 a 2007)
"Royal Princess" (2007 a 2011)
"Adonia" (2011 ate agora)

















© Fotos: Elvio Leão



Desembarque na marina

© Fotos :João Conceição

Video RTP Madeira

3 comentários:

  1. Pergunto-me como é que esse navio, como já aconteceu diversas vezes, não atracam no nosso Porto de Abrigo? Porque o Lobo Marinho estava lá ?? Porque é que a Porto Santo Line não muda os horários para permitir a entrada de cruzeiros de pequenas dimensões atracarem como deve ser na nossa ilha ? (Já que mudam os horários quando lhes apetece)
    Claro que outras empresas de navios não vem para aqui, para que ? Com essas políticas da Porto Santo Line está ilha não vai longe ! Porque bastava 1 navio desses por semana vir á nossa ilha que já mudava tudo de figura !

    Um Abraço e continuação de um bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Questiono-me porque é que ele não atracou no Porto!
    Dimensões não foram decerteza, mas claro que o menino Lobo Marinho tem que ter ali o seu lugar ! Porque não alterou os horários (como já fez várias vezes) mas para deixar o Adonia atracar ? Com essas políticas é que só iremos ter 3 navios de cruzeiro por ano, e não 1 por semana como deveria ser !

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O Navio não atracou porque o calado do mesmo não o permite, Já no passado aconteceu, por exemplo na escala do Quest of Adventure o Lobo Marinho atrasar a saída do Funchal de maneira a que chegue ao Porto Santo depois da saída do cruzeiro, A única razão são os calados. O porto esta severamente assoreado e é impraticável para navios de calado grande, Tudo o que se disser alem disso é falta de conhecimento real dos factos. Como ja imensas vezes referi aqui , temos o exemplo de inúmeras ilhas gregas e outras tantas nas caraíbas em que os navios não atracam, mas nem por isso deixam de lá ir, Se cá não vêm não é por causa do porto, nem do lobo Marinho .Obrigado por comentar

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...