quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Funchalense 5 de volta

Passados 15 dias desde a sua ultima estadia no Porto Santo, o porta contentores Funchalense 5 voltou á ilha Dourada numa curta escala, tendo descarregado alguns contentores com carga diversa, e carregado outras tantos com mercadorias sobretudo destinados ao porto de Leixões.  Tendo atracado um pouco mais tarde do que é habitual, por volta das 20.30 o navio deixou o porto á meia noite e meia, rumo a Lisboa.
Na Manobra de saída foi assistido pelos rebocadores Ctme Passos Gouveia e Ponta do Pargo que deslocaram-se desde o Caniçal para o efeito.


3 comentários:

  1. Mas normalmente quando o Funchalense 5 atraca ou larga do Porto Santo é assistido por dois rebocadores? E os dois ajudam na manobra ou algum fica em stand by? O navio quando larga dá a volta no interior do porto? Nunca tive a oportunidade de ver o Funchalense 5 no Porto Santo.

    ResponderExcluir
  2. Boas,em situações normais, de bom tempo, o Funchalense 5, não usa reboque , só em caso de mau tempo, vento forte e vaga forte. Dá a volta dentro do porto á chegada, pois tem que descarregar com a grua de vante, que por ser mais pequena não permite que o navio descarregue por estibordo. Já deve ter verificado que a grua de vante é mais pequena que a de ré.
    Tal deve-se a uma avaria na grua de ré que por estar na garantia demora em ser reparada.
    Enquanto tal não acontece o navio da a volta á chegada e atraca por bombordo.
    Sempre que se deslocam cá os dois rebocadores são usados um a proa e um á popa, mas na maioria dos casos, quando usa rebocador, só um rebocador vem a manobra.

    Obrigado por comentar

    ResponderExcluir
  3. Então, devido à avaria na grua, o navio desta vez atracou por bombordo. Senão atracaria por estibordo, como acontece quando está no Caniçal.
    Pensei que a foto que publicou fosse de outra dia. Entendo agora que é no momento em que o navio dá a volta para atracar por bombordo.
    Achei estranho que estivessem dois rebocadores para auxiliarem na manobra. Não pensei no mau tempo que deve-se ter feito sentir no Porto Santo por estes dias.
    Sim, já reparei na diferença de tamanho das gruas. O mesmo acontece também com alguns “gêmeos” do Funchalense 5.
    Obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...