segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Prinsendam estreia-se no Porto Santo

Esteve pela primeira vez no Porto Santo, o navio da Holland American Line, "MS Prinsendam" tendo fundeado da baía da ilha dourada, e usado as suas baleeiras para fazer transbordo dos seus passageiros para a mariana do Porto Santo, onde se efectuou o desembarque.
Com 205, 5 metros de comprimento e 7.20 metros de calado, é demasiado grande para atracar, ficando por isso ao largo, o que não constitui problema, pois é algo que se faz em muitos destinos de cruzeiros por todo o mundo.
O "MS Prinsendam" foi construído em 1988 na Finlândia pela Wartsila Marine Perno Shipyard situada em Turku, para a Royal Viking Line, e com o nome de "Royal Viking Sun", tendo sido vendido á Seabourn Cruise Line em 1999 e baptizado de "Seabourn Sun". Em 2002 foi transferido para Holland Amerian Line e rebaptizado com o nome actual, "MS Prinsendam", nome que mantém até hoje.
Proveniente do funchal o "MS Prinsendam" saiu ás 17h rumo a Fort Lauderdale, estando efectuando o cruzeiro de 15 dias "New World Explorer Cruise" que teve inicio na cidade italiana de Civitavecchia no dia 9 de Novembro.Felizmente o tempo esteve excelente, com veto fraco, sol e uma temperatura que fazia lembrar o verão, o que muito contribuiu para agradar os passageiros, que em autocarro, de taxi ou a pé percorreram a ilha.
Não é demais salientar a importância das escalas destes navio no Porto Santo, tanto no sector económico, como no sector promocional, sendo apenas de lamentar que o numero de escalas seja tão reduzido.

Características

Comprimento: 205.5 m.
Boca:28.0 m
Calado: 7.2 m
Decks: 9
Velocidade Max. 22 nos,
Velocidade de serviço; 18.5 nos
Passageiros: 793
Tripulantes: 443
Porto de registo: Roterdão 
Lançamento: Maio de 1988
Indicativo de chamada: PBGH
Imo: 8700280
MMSI: 244126000


























©    Fotos: Elvio Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...