domingo, 4 de setembro de 2016

HSC Manannan.um navio com história

Construído em 1998 na Tasmania, operou com o nome de "Incat 050" na Austrália e na Nova Zelândia ate 2001,, altura em que que foi fretado pela marinha dos Estados Unidos e passou a chamar-se "Joint Venture" servindo como transporte rápido, sendo  preparado para receber vários helicópteros e podendo transportar ate 335 militares e 400 toneladas de carga, podendo fazer percursos ate 3000 milhas náuticas a 40 nós.

Passados cinco anos ,em 2006, voltou para a Incat onde foi remodelado e pintado com as cores da Express Ferries, nunca vindo a operar para essa operadora.
Em 2008, a" Isle Of Mann  Steam Packet.Company", adquiriu o ferry  para substituir o "Viking" actual " Hellenic Wind" que tem operado nos Açores,que tinha substituído o "Lady of Mann" com a vantagem do conforto e da velocidade, que permitia reduzir em muitas horas os trajectos efectuados e como tal poupar combustível.


Foi feita uma remodelação onde se substituiu a pesada rampa de popa usada no serviço militar por outra mais leve e aumentou-se a capacidade para passageiros aumentando o casario para a ré. e baptizado de Manannan
As alterações custaram 3 milhões de euros,
É o maior navio do género no  Mar da Irlanda e faz as ligações que o "Lady Of Mann" fazia, no temeroso Mar da Irlanda,  Douglas, Liverpool, Belfast e Dublin.




Caracteristicas

Comprimento 98 metros
Boca 26.16 metros
Calado 3.7 metros
Tab: 5743 ton
Motorização : 4 motores Diesel Caterpillar
Velocidade max 50 nós
Velocidade serviço: 40 nós
Passageiros 850
Automoveis 200 alterando consoante o numero de camiões ou trailers.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...