Faz hoje 25 anos que o pequeno ferry português “Lusitania Expresso” enfrentou os navios de guerra indonésios com 141 jovens, de 23 países para mostrar ao mundo o que se passava em Timor tendo como objectivo colocar uma coroa de flores do cemitério de Santa Cruz.
Foto : Luis Miguel Correia |
No dia 29 de Janeiro de 1992 o “Lusitânia Expresso” saiu de Lisboa. Foi à frente com 15 tripulantes a bordo e a restante comitiva juntou-se em Darwin, na costa norte australiana .
O Lusitânia Expresso era antigo, estava parado há algum tempo, navegava lentamente mas, ainda assim, foi o escolhido e percorreu mais de 17.000 quilómetros mas cumpriu a missão.
A 9 de Março de 1992 o navio deparou-se com a frota de guerra indonésia que rodeou o navio fazendo avisos durante a noite dizendo que o “Lusitania Expresso” tinha de recuar porque estava em águas territoriais da Indonésia.
A coroa de flores não pôde ter sido deixada no cemitério de Santa Cruz, como idealizaram os organizadores, tendo sido atirada ao mar na zona onde se cruzaram com as fragatas da Indonésia.
Na altura não havia uma cobertura integral, não havia satélites, tinham um satélite no barco mas que não funcionava, portanto, não havia ninguém que desse pela presença do Lusitânia Expresso ali, a não ser as fragatas de guerra da Indonésias, pelo que o “Lusitania Expresso” voltou para Portugal, mas com a missão de sensibilização cumprida, com a situação timorense trazida para a opinião pública.
A Indonésia só deixou o território timorense em 1999, depois da realização de um referendo que teve o apoio das Nações Unidas.
A independência viria a ser uma realidade em 2002, dez anos depois da aventura do “Lusitânia Expresso”
Lusitania Expresso antes de ser alongado com o nome de "Roslagen" |
Deixo aqui a minha homenagem a todos os que idealizaram e participaram nesta odisseia do pequeno ferry português, naquela que foi a MISSÃO PAZ EM TIMOR
A primeira fotografia a abrir o artigo foi tirada por mim, quando das provas de mar do LUSITANIA EXPRESSO, antes de ter iniciado o serviço Faro-Tanger.
ResponderExcluir