Pode parecer impossível, mas um barco a navegar no próprio combustível é já uma realidade.
Uma molécula de agua é composta por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, ambos combustíveis, se bem que o hidrogénio é muito mais inflamável. É o elemento mais abundante do universo, e um recurso inesgotável, sendo a sua combustão limpa, pois não produz quaisquer gazes nocivos.
Ora assim sendo, havendo meios para fazer a eletrólise da agua e assim se separar o hidrogénio e o oxigénio, obtemos um combustível que alem de gratuito é limpo.
Já algumas tentativas foram feitas para fabricar uma embarcação que fosse buscar ás agua do mar o seu combustível, algumas das quais bem sucedida. Existem também alguns projetos para navios que usarão o hidrogénio como combustível.
Para já, foi construída uma embarcação que usa essa tecnologia , trata-se do Energy Observer, é um antigo catamarã usado para corrida, construído em 1983, no Canadá, totalmente transformado em uma embarcação do futuro, impulsionado por propulsão eléctrica graças à mistura de energias renováveis e ao sistema de produção de hidrogênio sem carbono
A embarcação tida como a primeira ecologicamente auto-sustentável do mundo, Energy Observer, partiu na passada quarta-feira, 28 de Março, do porto de Marselha, na França, para uma viagem de seis anos por 50 países, fazendo escalas em 101 portos, com o objectivo de promover temas como energias renováveis e mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário