Esteve atracado no contra-molhe do Porto do Porto Santo o patrulha NRP Cuanza. Este navio foi o quinto da classe Cacine e foi construido nos Estaleiros Navais do Mondego na Figueira da foz, tendo se iniciado a construção em 1969, entrando em serviço em Junho de 1970. O indicativo pintado no costado é P 1144. Foi ,assim como os "irmãos" , construido para operar nos rios de Africa, daí o seu pequeno calado e dimensões, onde operou até 1975, após o que veio para Portugal onde até hoje presta serviço. tanto em Portugal continental como nas Regiões Autonomas, principalmente a da Madeira.
Num total de 10patrulhas , alguns foram construidos no Arsenal do Alfeite, e a maior parte ja foi desactivada.
São eles:
P 1140 Nrp Cacine Em serviço
P1141 Nrp Cunene Desactivado
P1142 Nrp Mandovi Desactivado
P1143 Nrp Rovuma Desactivado
P1144 Nrp Cuanza Em Serviço
P1145 Nrp Geba Desactivado
P1146 Nrp Zaire Em Serviço
P1147 Nrp Zambeze Desactivado
P1160 Nrp Limpopo Desactivado
P1161 Nrp Save Desactivado
Caracteristicas gerais
Deslocamento 310 ton.
Comprimento 44 m
Boca 7,7 mt
Propulsão 2 motores MTU 12V538
Velocidade 20 nós
Autonomia 8000 km a 12 nós
Armamento
1 peça Bofors de 40 mm/l60
1 peça Oerlikon 20 mm
Tripulação 33
Estes e muitos mais navios foram construidos na altura em que Portugal olhava para o mar como uma fonte de riqueza, e investia na construção de navios quer para a Marinha de Guerra como para a Marinha Mercante. Já em 1945 o então Ministro da Marinha, Comandante Americo Thomaz assinou e célebre "Despacho 100" que visava reestruturar toda a Marinha Mercante na construção e aquisição de novos navios, o que foi conseguido e nos anos 60, fruto deste despacho tinhamos uma marinha invejavel tanto em qualidade como em quantidade. Tempos áureos da nossa Marinha.
(©) Copyright fotos e texto: Elvio Leão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo
Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...
-
Era uma vez, uns pequenos e elegantes barcos, construidos em madeira, que abasteciam o Porto Santo de tudo o que este necessitava, e transpo...
-
Imagens do do antigo paquete Americano "AMERICA" construído em 1940 nos Estados Unidos. Este paquete encalhou em Janeiro de 1994...
-
O ex "Atlantida", agora Ms Spitsbergen, vai navegar com as cores da Hurtigruten a partir do verão de 2016, fazendo os mesmos itin...
o patrulha NRP Save está desactivado á mais de 2 anos ..só restao 3
ResponderExcluirè provalvel que tenha razão, mas segundo o site da Marinha
ResponderExcluirhttp://www.marinha.pt/PT/amarinha/meiosoperacionais/superficie/Pages/Superficie.aspx
continua em serviço, mas vou averiguar e se for o caso corrigir. Obrigado pela informação
Cumps
Elvio
Boa noite
ResponderExcluirEspero que nao leve a mal umas pequenas correcçoes que vou fazer...
P1161 NRP Save Desativado (Como ja referido)
Propulsão:
MTU e Maybach são duas marcas diferentes, inicialmente com Maybach mas depois foram trocados.
O sistema de propulsão MTU 16 V 396 Aprox.2880CV
1 lança foguetes 32 tubos 37 mm tambem nao existente.
Mais alguma informaçao penso que este navio-patrulha vai-se estar atracado 30/31 de Agosto 2011 em Porto Santo.
Sem mais a referir... Cumps
Boa sorte com o Blogue.
Não levo nada a mal, até agradeço vou efectuar as correçoes-
ResponderExcluircumps
Elvio