quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Patrulha NRP Cuanza

Esteve atracado no contra-molhe do Porto do Porto Santo o patrulha NRP Cuanza. Este navio foi o quinto da classe  Cacine e foi  construido nos Estaleiros Navais do Mondego na Figueira da foz, tendo se iniciado a construção em 1969,  entrando em serviço em Junho de 1970. O indicativo pintado no costado é  P 1144. Foi ,assim como os "irmãos"  , construido para operar nos rios de Africa, daí o seu pequeno calado e dimensões, onde operou até 1975, após o que veio para Portugal onde até hoje presta serviço. tanto em Portugal continental como nas Regiões Autonomas, principalmente a da Madeira.
 Num total de 10patrulhas , alguns foram construidos no Arsenal do Alfeite, e a maior parte ja foi desactivada.


São eles:

P 1140  Nrp Cacine      Em serviço
P1141   Nrp Cunene     Desactivado
P1142   Nrp Mandovi   Desactivado
P1143   Nrp Rovuma    Desactivado
P1144   Nrp Cuanza      Em Serviço
P1145   Nrp Geba         Desactivado
P1146   Nrp Zaire         Em Serviço
P1147   Nrp Zambeze   Desactivado
P1160   Nrp Limpopo   Desactivado
P1161   Nrp Save         Desactivado




Caracteristicas gerais


Deslocamento 310 ton.
Comprimento  44 m
Boca 7,7 mt
Propulsão   2 motores MTU 12V538 
Velocidade 20 nós
Autonomia 8000 km a 12 nós


Armamento


1 peça Bofors de 40 mm/l60
1 peça Oerlikon 20 mm
Tripulação 33


Estes e muitos mais navios foram construidos na altura em que Portugal olhava para o mar como uma fonte de riqueza, e investia na construção de navios quer para a Marinha de Guerra como para a Marinha Mercante. Já em 1945 o então Ministro da Marinha, Comandante Americo Thomaz assinou e célebre "Despacho 100" que visava reestruturar toda a Marinha Mercante na construção e aquisição de novos navios, o que foi conseguido e nos anos 60, fruto deste despacho tinhamos uma marinha invejavel tanto em qualidade como em quantidade. Tempos áureos da nossa Marinha.


           
(©) Copyright fotos e texto: Elvio Leão


4 comentários:

  1. o patrulha NRP Save está desactivado á mais de 2 anos ..só restao 3

    ResponderExcluir
  2. è provalvel que tenha razão, mas segundo o site da Marinha
    http://www.marinha.pt/PT/amarinha/meiosoperacionais/superficie/Pages/Superficie.aspx
    continua em serviço, mas vou averiguar e se for o caso corrigir. Obrigado pela informação
    Cumps
    Elvio

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Espero que nao leve a mal umas pequenas correcçoes que vou fazer...

    P1161 NRP Save Desativado (Como ja referido)


    Propulsão:
    MTU e Maybach são duas marcas diferentes, inicialmente com Maybach mas depois foram trocados.

    O sistema de propulsão MTU 16 V 396 Aprox.2880CV

    1 lança foguetes 32 tubos 37 mm tambem nao existente.

    Mais alguma informaçao penso que este navio-patrulha vai-se estar atracado 30/31 de Agosto 2011 em Porto Santo.

    Sem mais a referir... Cumps

    Boa sorte com o Blogue.

    ResponderExcluir
  4. Não levo nada a mal, até agradeço vou efectuar as correçoes-
    cumps
    Elvio

    ResponderExcluir

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...