quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Funchalense 5 em Porto Santo

Depois de ter cancelado a viagem da semana passada devido ao mau tempo, o Funchalense 5 voltou ao Porto santo ontem, ao fim da tarde, numa escala ainda com um pouco de mau tempo, sobretudo a forte ondulação no interior do porto, provocada pelo vento forte que se fez sentir durante o dia, do quadrante sudoeste, o que dificultou bastante a operação, visto a mesma ser feita com a grua de bordo, o que com o balanço forte do navio fazia oscilar fortemente a carga suspensa e o spreader.
Tal veio provocar uma demora da operação, pouco habitual, o que atrasou a saída do navio prevista para as 22, para as 2.45 h da madrugada. Melhores dias virão e espera-se que volte na próxima semana com menos ondulação.
Para ajudar a manobra, e devido ao vento forte de oeste que se fazia sentir , deslocou-se do Caniçal o rebocador  Cmte Passos Gouveia ,que depois da manobra de saída voltou ao porto de origem.





Funchalense 5 pairando á espera do rebocador que ja se vislumbra ao longe

Adicionar legenda
Cmte Cristiano de Sousa a seguir com o piloto para o Funchalense 5

Adicionar legenda



(©) Fotos: Elvio Leão

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Movimento da semana

Mais uma semana muito pobre em tráfego marítimo, limitando se apenas ao ferry "Lobo Marinho" que apesar das condições de tempo adversas manteve a regularidade. Já o "Funchalense 5" que tinha chegada prevista para a tarde de terça feira foi obrigado a cancelar principalmente por causa da ondulação que estava dentro do porto, que é muito exposto á mesma quando o vento sopra forte de sudoeste.






(©) Fotos: Elvio Leão

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mau tempo faz cancelar o Funchalense 5

A forte ondulação na barra e no interior do porto do Porto Santo fez cancelar a viagem programada para hoje do navio Funchalense 5.
 Com o vento forte de sudoeste que se tem feito sentir, a ondulação dentro do porto é significativa, não permitindo que sejam feitas  as operações de carga e descarga com segurança, visto as mesmas serem efetuadas com grua de bordo o que com a forte ondulação e consequente forte oscilação do navio torna muito arriscado a descarga e posterior carga.
Sendo assim o porta-contentores deverá escalar a ilha dourada na próxima semana.











(©) Fotos: Elvio Leão

domingo, 21 de outubro de 2012

Funchalense 5 fundeia no Porto Santo

O Funchalense 5 na sua vinda de Lisboa, fundeou na baía do Porto Santo afim de esperar a atracação que irá acontecer amanhã no Caniçal ás 07.00h.




(©) Fotos: Elvio Leão



Marina com boa ocupação

Como é habitual neste mês de Outubro e  no próximo mês de Novembro, os iates procuram estas paragens para descanso , esperando também pelos ventos que os fazem atravessar o oceano.
 Longe dos números alcançados em anos anteriores , a ocupação da marina é significativa, havendo muitos que fundeiam na bacia portuária e na baía.
 È de lamentar que o encerramento do único bar/restaurante existente na zona obrigue os iatistas a ter que se deslocar para a cidade afim de tomar um simples café ou uma cerveja.
Enfim uma situação que espero seja em breve ultrapassada.







(©) Fotos: Elvio Leão

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Centro de produção de biofuel marinho

Continua a bom ritmo as obras do centro de produção do biofuel marinho, que está a ser construído no porto do Porto Santo, no antigo parque de contentores. Já está a produzir a nível experimental, e já é visível os tubos cheio de agua com a cor verde. O que é de lamentar é o facto de este centro estar a ser construído no porto, num local que foi a bem pouco tempo pavimentado para parque de contentores, havendo muitas alternativas em terrenos baldios nas proximidades. De resto é de louvar a iniciativa .









(©) Fotos: Elvio Leão

Movimento da semana

Mais uma semana onde o movimento portuário limitou-se apenas ao Lobo Marinho que a exceção das terças-feiras liga as duas ilhas todos os dias.


Lobo Marinho, a ponte entre Madeira e Porto Santo















(©) Fotos: Elvio Leão


Simulacro de derrame de combustível no porto do Porto santo

Foi dado um alarme por volta das 9.30h que havia sido detetado um derrame de combustível no porto do Porto Santo.
De imediato foram alertadas as autoridades civis e militares e logo foram postas da agua as barreiras de contenção para evitar a saída do combustível da bacia portuária.
As mesmas encontram-se armazenadas na cabeça do molhe dentro de um contentor, sendo de imediato retiradas e rebocadas pela lancha Cmte Cristiano de Sousa de modo a tapar a entrada do Porto.. Intervieram neste simulacro a Capitania do Porto do Porto Santo, a Apram. os Bombeiros Voluntários do Porto Santo, Câmara Municipal, e entidades militares.














(©) Fotos: Elvio Leão

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jumbo Javelin carrega peça de 1000 toneladas em Sines

O navio de cargas pesadas ( Heavy lift) " Jumbo Javelin " carregou uma carregadora de navios com minério de ferro com 1000 toneladas no terminal Multipurpose  dr Sines, com destino á Mauritânia. Esta peça pode carregar entre 10.000 e 12.000 toneladas de minério por hora e mede 80m x 30m x 35m.
O Jumbo Javelim pertence á Jumbo Shipping que possui considerável de navios Heavy Lift.



(©) Foto: CargoNews

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Navio Pico Frio

No inicio da decada de 90, afim de transportar banana para o continente Português, a Funchal Frio, empresa então criada pelo  atual Grupo Sousa, comprou o reefer (navio frigorifico) Pico Frio, que fazia uma ligação semanal principalmente durante o verão sendo que no inverno ia para fretamento internacional, normalmente transportar fruta de Marrocos. Hoje navega no Japão, com bandeira Russa e com o nome "Nadezhda"

Características

Tipo de navio Reefer
Ano Construção 1978
Comprimento 122 m
Boca 16 mt
Calado 6.6 mt
Tab 4495 ton
Porte Bruto 5215 ton
Velocidade 10.8 nós
Imo 7809106

Outros nomes
Ace Tama
Tama Rex
Pico Frio
Dina
Anastasiya
Xurkn
Moorea
Xurkn
Nadezhda
Ubmz
Nadezhada




Pico Frio no Funchal


(©) Foto:Elvio Leão

Nadezhda em Alexandria
(©) Foto:Patrick Lawson, Marinetraffic


Moorea em Harlingen
(©) Foto janvandewitte, Marinetraffic






O "Alisur Amarilo"

No inicio dos anos oitenta, o Governo Regional da Madeira  viu-se obrigado a afretar ás vizinhas Ilhas Canárias um barco para as ligações inter-ilhas, pois estava o verão á porta o o "Pirata Azul" estava em Lisboa em manutenção não se prevendo a sua saída do estaleiro. A escolha caiu num catamarã rápido construído em 1981, muito recente, e que veio de certo modo revolucionar a tipologia dos navios para esta linha nos anos seguintes. Trata-se do "Alisur Amarillo" que podia transportar 250 passageiros em apenas 1.30 horas, pois tinha a velocidade de serviço de 23 nós. Certo é que o modelo manteve-se e passado pouco tempo o Governo Regional da Madeira adquiriu um navio identico, o "Independencia"
O " Alisur Amarillo" ainda hoje navega no Báltico , com o nome de "Olea" com bandeira Croata.


Características
Tipo de Barco Passageiros
Ano Construção 1981
Comprimento 29 m
Boca 10 m
Tab 211 ton
Calado 1.3 m
Deslocamento 50 t
Velocidade 23 nos
Imo 8022975

Outros nomes
Alizur Amarillo
Azur Express
Trident VI


Alisur Amarillo



(©) Foto:Igor, Marinetraffic



(©) Fotos: Msrinko Marinetraffic





Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...