domingo, 31 de março de 2013

Ferry para as ilhas açorianas

Existe a intenção de um armador nacional em construir um ferry para a ligação semanal entre o continente Português , Lisboa e as principais ilhas açorianas .
 Este ferry ,um  x bow, deverá ser encomendado dentro de alguns meses, logo que se acabe as negociações de financiamento, e deverá ter a ultima tecnologia disponivel. Com cerca de 150 metros de comprimento terá , á popa, um open deck, com capacidade para trailers com mercadorias de altura fora do normal, ou mesmo mercadorias de grande peso e contentores, que poderão ser movimentados com uma grua de terra ou com um pórtico que será montado a ré da casaria, e com uma capacidade de elevação de 250 toneladas, podendo deslocar-se ao longo do open deck. Terá também uma rampa á popa com capacidade de 500 toneladas, Jã no cardeck coberto terá uma capacidade para cerca de 200 automóveis ou trailers e camiões variando consoante a carga a transportar.
A sua propulsão será diesel-eletrica, com dois azipodes á popa e um á proa que lhes dá a mesma potencia para vante, para ré ou para os lados, e com a velocidade de cruzeiro de 25 nós
  A capacidade detransporte de passageiros esta estimada em 800 passageiros, podendo acondicionar mais alguns em ligações inter-ilhas.
 Encontra-se ainda em fase de projeto, mas se tudo correr como planeado la para 2016 estará a fazer a ligação semanal entre os Açores e Lisboa.
Um projeto interessante que poderia tambem se aplicar a linha Madeira/Portimão ou Lisboa.



O Ferry deverá ter um aspeto muito identico a este.



Este tipo de navio consegue uma navegação mais confortável e económica como pode-se ver no video seguinte.




Descoberta de Uboat a norte do Porto Santo

Foi descoberto  norte do Porto Santo, perto do ilhéu da Fonte da areia, um destroço de um navio naufragado. Pensa-se,  e dada a configuração do navio, que se trata de um Uboat alemão da segunda guerra mundial, que muito demandavam estas aguas. O navio foi descoberto quando um caçador submarino, em apneia, perseguia um cardume de charuteiros  e de repente olha para baixo e dada a transparência da agua, a pouca profundidade, cerca de 30 metros,  e a luz solar viu o que lhe pareceu ser um navio afundado. Regressou a superfície e disse ao colega que estava na embarcação para marcar no GPS. Voltou a mergulhar e confirmou ser de facto um navio.
Aguarda-se agora a chegada do navio Almirante Gago Coutinho, que com o apoio de um ROV e mergulhadores vai apurar e tentar identificar o submarino Alemão.




sábado, 30 de março de 2013

Movimento da semana

Lobo Marinho, Funchalense 5, Quest of Adventure e rebocador Cte Passos Gouveia, foram os navios que estiveram no Porto Santo, nesta semana de Pascoa onde a ilha vive uns dias com mais movimento devido aos turistas que cá chegaram, principalmente no Lobo Marinho



 Lobo Marinho, que esta semana
transportou bastante mais
passageiros do que á normal
devido á quadra que atravessmos













 Cte Passos Gouveia, deslocou-se
ao Porto Santo para a manobra de
atracação do Queste of Adventure














 Quest of Adventure, estreou-se no
Porto Santo num dia soalheiro de
Primavera















Funchalense 5 em mais uma viagem
para Lisboa com escala em Porto Santo.












Fotos Elvio Leão Com direitos reservados

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quest of Adventure no Porto Santo

Esteve hoje no Porto Santo pela primeira vez o navio da "Saga Shiping"  " Quest of Adventure" que procede de La Palma  e com destino ao Funchal para onde saiu as 19.00 h. Tendo dado entrada as 12.00 h, o Quest of Adventure transporta 345  passageiros  que vêm dar mais um pouco de vida á pacata cidade do Porto Santo, que neste momento está um pouco mais movimentada dada a quadra que atravessamos, e que trás  muitos turistas, principalmente da ilha da Madeira,  que vêm cá passar as mini-férias da Pascoa.

Construído em 1981 pelos estaleiros Howaldtswerke Deutsche Werft na Alemanha, é um navio de pequenas dimensões mas nem por isso menos luxuoso e confortável .

Mais uma vez lamento que o Porto Santo não tenha mais escalas de navios, maiores, mais pequenos, atracados ou fundeados, não interessa, desde que venham. A profundidade e dimensões do porto não são, no meu entender, condicionalismos que desviem os navios, pois, como ja muitas vezes afirmei, muitos são os destinos de cruzeiro onde os navios fundeiam.
Este anos prevê-se cinco navios com este incluído, e esperemos que para o próximo sejam mais.


Características

Tipo : Navio de passageiros
Ano construção : 1981
Numero do casco: 2812
Classificadora:American Bureau of Shiping
Arqueação Bruta:18591 ton
Comprimento :165 m
Boca : 23 m
Calado:8. m
Velocidade maxima :14.1 nós
Registo: Malta
Indicativo de chamada :9HA2950
Imo: 8000214
Mmsi:256878000


Nomes anteriores:  

1985 : Astor
2002 : Arkonia
2010:  Astoria
2011: Saga Pearl II
2012: Saga Pearl 2
2012: Quest of Adventup
2012: Quest of adventure


























© Fotos : Elvio Leão Com direitos reservados

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hamburgo na Horta

Lindas fotos da estreia do Hamburg no porto Açoriano da Horta, cortesia de Mário Silva.

http://atlanticofarois.blogspot.pt






















© Fotos: Miguel Noia Com direitos reservados

terça-feira, 26 de março de 2013

Funchalense 5 em mais uma operação

De volta ao Porto Santo esteve o Funchalense 5, desta vez atracando de dia, pelas 17.30h, em mais uma viagem rotineira, apenas quebrada pelo insólito embarque de um Mini Moke, muito velho mas que será alvo de restauração. Saiu para Lisboa as 22h.








O Miguel Freitas, gruista e colaborador deste blog










© Fotos:Leão com direitos reservados

sábado, 23 de março de 2013

Porto visto de cima

Porto visto de cima,na passada quinta-feira, 22 de Março com alguma ondulação de sudoeste, bem visível, e que prejudica grandemente a operação dos navios que demandem o porto com estas condições.





© Fotos :Elvio Leão

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...