domingo, 29 de novembro de 2015

Ligaão ferry definida ate o fim do ano

Segundo a edição impressa de hoje do Diário de Noticias, ate o fim do ano será definido que o armador e o ferry que ligará a Madeira ao Continente: Foram concedidos mais quinze dias aos armadores para concluir o processo. Novidade é o aparecimento de mais uma empresa que também segundo o DN agora são sete.
Ao que parece, e vendo pela quantidade de interessados a linha Madeira Continente não tem uma rentabilidade tão baixa como alguns a pintam, sendo que os subsídios deverão ser atractivos


Também conforme o líder da plataforma cívica "Cruise ferry to Madeira" Paulo Farinha, publicou na sua pagina do facebook. ja se conhecem algumas das benesses que virão a ser concedidas pelo Governo Regional ao Futuro operador

NT Madeiro de volta

O "
NT Madeiro" voltou ao Porto Santo para mais uma abastecimento de combustíveis, tendo feito a sua manobra de entrada ontem depois da saída do ferry Lobo Marinho e saindo hoje  logo pela manha rumo a Sines.
Como é habitual a manobra foi feita com o auxilio de dois rebocadores da Apram, o "Boqueirão" e o "Ponta do Pargo."
Mais uma vez me questiono o porque dos abastecimentos de combustíveis ás ilhas serem efectuados com navios afretados parecendo não haver armadores portugueses interessados neste tipo de transporte

.

© Foto Elvio Leão

sábado, 28 de novembro de 2015

Chegado ao Albatros e do Thomson Magesty ao Funchal

O primeiro a chegar fo o Albatros, proveniente de Las Palmas. Atracou ás 07h saindo as17h para Leixoes. Depois foi a vez do Thomson Magesty , que vindo de Santa Cruz de La Palma, atracou ás 08h saindo ás 20 para Las Palmas.
Mais uma vez agradeço as fotos enviadas por João Conceição.





M/V Albatros









Thomson Magesty


 © Fotos João Conceição






Picton Castle No Porto Santo

O Tall Ship "Picton Castle chegou ao incio da tarde ao Porto Santo e fundeou bem perto da praia.O "Picton Castle" hoje veleiro, nem sempre o foi. Construído em 1928 como um arrastão a motor sendo depois, em 1939 sido requisitado pela Royal Navy, que o transformou em draga minas. quando acabou a 2ª Guerra Mundial, foi baptizado de Dolmar e trabalhou como cargueiro no Mar do Norte e Mar Baltico.
Em 1990 foi adquirido por Daniel Moreland , seu actual dono e capitão, que o transformou em veleiro.

Características
Comprimento: 55 metros
Boca 7.21 metros
Calado 4,27 metros
Tab: 284 ton
Ano construção 1928
Restauro: 1955 e 1997
Porto Registo: Avatiu Ilhas Cook
Tripulação 12 mais 48 instruendos
Propulsão: 1 motor diesel 690 hp
3 mastros com 1.160m2 de área velica

Picton Casle como caca minas






© Fotos Elvio Leão

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Christian Radich no Porto Santo

Chegou ao incicio da tarde e fundeou. Trata-se de famoso tall ship norueguês Christian Radich,  foi construido em Sandfjord na Noruega em 1937 pertence á fundação Christian Radich Saill Training, e tem 73m de comprimento, 9.7metros de boca e 4.7 metros de calado.
Agradeço a cedência das excelentes  fotos a Mário Barros, autor da pagina In My own eyes, que convido a visitar

Caracteristicas
Nome:Christian Radich
Construtor:Framnæs MEKANISKE Værksted
Lançado:Fev 1937
Porto registo:Oslo
IMO. 5071729
Indicativo de chamada LJLM
MMSI258373000
Deslocamento:1.050 toneladas
Comprimento:62,5 m (205 pés)
73 m (240 pés), incluindo gurupés
Boca:9,7 m (32 ft)
Altura:37,7 m (124 pés)
Calado:4.7 m (15 pés)
Propulsão:27 Velas, 1.360 m 2 (14.600 pés quadrados)
Motor, Caterpillar 900 HK
Velocidade:Velas, 14 nós (26 km / h)
Motor, 10 nós (19 km / h)Tripulação:
18 tripulação permanente

88 passageiros





© Fotos: Mario Barros https://www.facebook.com/MarioPedroBriosaInMyOwnEyes/?fref=ts

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Chegada do Queen Victoria ao Funchal

Reportagem fotográfica do imponente Queen Victoria hoje na sua chegada ao Funchal . Chegou de Santa Cruz de la Palma ás 07.30 e saiu as 17.30 para La Corunha.
Mais uma vez agradeço a cedência das fotos ao incansável colaborador deste blog e meu amigo João Conceição,








.
© Fotos: João Conceição

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Espress Santorini em doca seca

O Santo, én alcunha dada pelos açorianos ao Express Santorini, que neste video de Dimitris Mentakis entra em doca seca em Piraeus, depois da sua ultima estada no arquipélago açoriano.

domingo, 22 de novembro de 2015

O maior ferry do mundo movido a LNG

Deverá ser entregue no 3 trimestre de 2016 o maior ferry do mundo movido a gas natural liquido (LNG). O navio deverá operar entre Melbourn (Australia) e Devenport na Tasmania, e com os seus 181 metros estará preparado para transportar,reboques frigoríficos ,automóveis, cargas perigosas e gado, que entrarão no navio por duas rampas de popa.
O navio esta a ser construido pelos estaleiros Flensburger Schiffbau-Gesellschaft na alemanha


Foto Flensburger Schiffbau-Gesellschaft

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Incendio na casa de maquinas obriga a evacuação do "Le Boreal"

Um incêndio de grandes proporções na casa de maquinas do navio de luxo "Le Boreal" obrigou a Royal Air Force a evacuar os cerca de 347 passageiros deste navio, quando navegava, ontem 18 de Novembro, no Atlântico sul perto da ilhas Malvinas. Os passageiros foram evacuados por precaução com recurso a dois helicóptero de Raf , e a duas baleeiras do navio, sendo posteriormente recolhidos por um outro navio da mesma companhia, "L'Austral" que para lá se dirigiu. O navio corria perigo de encalhar devido ao vento forte e á proximidade da costa de Cape Dolphin na East Falkland.foram enviados para a zona, 2 rebocadores holandeses e o navio patrulha HMS Clyde, assim como meios aéreos onde se inclui um Hercules C130, um avião Voyager para comando das operações e dois helicópteros.
O navio está a salvo e devera e ser rebocado  para as ilhas Falkland para avaliar as avarias.
O "Le Boreal" ja esteve no Porto Santo em 02 de Maio de 2014.




Le Boreal no Porto Santo  em 02/05/2014


Porto Santo Line ganha prémio de excelência na categoria de 'Atividades de Mar'

A Porto Santo Line ganhou o prémio de excelência, na categoria de "Actividades de Mar" atribuído pela BestGuide Portugal ,que anualmente atribui estes prémios a empresa e marcas que se destaquem no turismo. Nas diversas categorias, Dormir, Comer, Noite, Compras, Visitar e Actividades, são seleccionadas as que mais se destacam e melhor serviço prestam.
Este ano coube a Porto Santo Line ganhar o prémio em questão.
Parabéns Porto Santo Line


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Prinsendam estreia-se no Porto Santo

Esteve pela primeira vez no Porto Santo, o navio da Holland American Line, "MS Prinsendam" tendo fundeado da baía da ilha dourada, e usado as suas baleeiras para fazer transbordo dos seus passageiros para a mariana do Porto Santo, onde se efectuou o desembarque.
Com 205, 5 metros de comprimento e 7.20 metros de calado, é demasiado grande para atracar, ficando por isso ao largo, o que não constitui problema, pois é algo que se faz em muitos destinos de cruzeiros por todo o mundo.
O "MS Prinsendam" foi construído em 1988 na Finlândia pela Wartsila Marine Perno Shipyard situada em Turku, para a Royal Viking Line, e com o nome de "Royal Viking Sun", tendo sido vendido á Seabourn Cruise Line em 1999 e baptizado de "Seabourn Sun". Em 2002 foi transferido para Holland Amerian Line e rebaptizado com o nome actual, "MS Prinsendam", nome que mantém até hoje.
Proveniente do funchal o "MS Prinsendam" saiu ás 17h rumo a Fort Lauderdale, estando efectuando o cruzeiro de 15 dias "New World Explorer Cruise" que teve inicio na cidade italiana de Civitavecchia no dia 9 de Novembro.Felizmente o tempo esteve excelente, com veto fraco, sol e uma temperatura que fazia lembrar o verão, o que muito contribuiu para agradar os passageiros, que em autocarro, de taxi ou a pé percorreram a ilha.
Não é demais salientar a importância das escalas destes navio no Porto Santo, tanto no sector económico, como no sector promocional, sendo apenas de lamentar que o numero de escalas seja tão reduzido.

Características

Comprimento: 205.5 m.
Boca:28.0 m
Calado: 7.2 m
Decks: 9
Velocidade Max. 22 nos,
Velocidade de serviço; 18.5 nos
Passageiros: 793
Tripulantes: 443
Porto de registo: Roterdão 
Lançamento: Maio de 1988
Indicativo de chamada: PBGH
Imo: 8700280
MMSI: 244126000


























©    Fotos: Elvio Leão

Começou a construção dos maiores navios porta contentores do mundo

Foto Saftey4sea O estaleiro chines China State Shipbu ilding Corporation (CSSC) começou a construção dos navios porta contentores com capac...