Fofo https://www.express.co.uk/ |
Em 6 de março de 1987, 193 pessoas perderam a vida quando o “Herald of Free Enterprise” naufragou.
O ferry britânico virou-se 23 minutos depois de começar a viagem, no que deveria ter sido mais uma ligação entre Zeebrugge, na Bélgica, para Dover.
Havia cerca de 539 pessoas a bordo, incluindo 80 tripulantes, camionistas transportando mercadorias de volta ao Reino Unido e pessoal do exército em licença de fim de semana.
Muitos afogaram-se tentando escapar do navio afundando, enquanto outros sucumbiram à hipotermia nas águas geladas dos 3C.
Como o ferry “Heral of Free Enterprise” afundou?
O “Herald of Free Enterprise” era um navio roll-on, com um grande espaço aberto ao longo do navio, em vez de uma série de compartimentos estanques como é habitual.
O ferry zarpou com as portas da proa abertas, o que permitiu que milhares de toneladas de água inundasse o navio
O tripulante cujo trabalho era fechar as portas, o assistente do capitão Mark Stanley, estava dormindo na hora em que deveria ter fechado as portas estanques
O primeiro oficial do “Heral of Free Enterprise”,Leslie Sabel disse que pensou ter visto Stanley se aproximando das portas, embora seu depoimento tenha sido considerado impreciso em tribunal.
O contramestre do navio “ Terence Ayling”, disse a uma investigação pública que não era seu dever fechar as portas, atitude considerada pelo tribunal de “muito infeliz”, mas tendo elogiado seu comportamento “exemplar” durante os trabalhos de resgate.
Stephen Homewood escreveu em seu livro Zeebrugee: A Hero's Story:
“À medida que sua velocidade aumentava… a rampa da porta do navio foi empurrada para dentro , levantando cada onda de proa, permitindo que centenas e milhares de litros de água do mar entrassem no navio.
“Esta água acumulou-se no lado ,causando o virar do navio e à medida que mais água entrava, mais o navio se virava ate que virou-se para o lado em cima de um banco de areia, o que impediu de viral completamente.
O Navio virou-se em apenas dois minutos e estava a cerca de um quilômetro da costa.
Uma draga próxima viu o ferry e imediatamente lançou uma operação de resgate. A Marinha Real Britânica enviou uma flotilha de navios e barcos, enquanto autoridades belgas enviaram equipes médicas para o porto para ajudar os sobreviventes .
Fonte; https://www.express.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário